Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 7 semanas
A guerrilha do ELN anunciou uma trégua "unilateral" na Colômbia frente às forças estatais para as festas de Natal e fim de ano, segundo um comunicado divulgado pelo grupo rebelde.

Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A guerrilha do Exército de Libertação Nacional, o ELN, anunciou neste domingo uma trégua unilateral na Colômbia para as festas de Natal e fim de ano.
00:09A medida ocorre poucos dias após um ataque do grupo rebelde com drones e explosivos, que deixou sete soldados mortos e 30 feridos em uma base militar no norte do país.
00:19A direção nacional do ELN ordenou a todas as suas estruturas não realizar operações militares ofensivas contra as forças armadas do Estado, indicam o comunicado.
00:31O cessar-fogo vai começar em 24 de dezembro e se estenderá até 3 de janeiro.
00:36Nesta semana, os rebeldes decretaram o confinamento de civis e ameaçaram as forças de ordem em regiões sob seu domínio.
00:43Os diálogos de paz entre o governo do presidente de esquerda Gustavo Petro e o ELN estão suspensos desde 2024.
00:51Petro tentou negociar a paz com o ELN após sua chegada ao poder em 2022, como parte de uma política batizada de paz total para desmobilizar todos os grupos armados do país através do diálogo.
01:04Mas a maioria das aproximações congelaram sem maiores avanços, enquanto a oposição denuncia um fortalecimento das organizações ilegais.
Comentários

Recomendado