Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A forte ventania que atingiu São Paulo na última quarta-feira (10), provocou medidas de prevenção e proteção em diversos pontos da cidade. A prefeitura de São Paulo, por exemplo, fechou os parques públicos e privados devido ao risco de queda de árvores, mas a reabertura deve acontecer nesta quinta (11).
Reportagem: Danúbia Braga


Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/SeQHtqb6fMc
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Conversando com a nossa reportagem aqui em São Paulo e também trazendo os reflexos, né, da forte ventania que atingiu a cidade ontem.
00:08Com isso, a prefeitura fechou os parques públicos e também privados.
00:12A decisão ocorre por causa do risco de queda de árvores e a previsão é que a reabertura ocorra ainda hoje, quinta-feira.
00:20A Danúbia Braga tá acompanhando essa situação aqui na cidade e traz pra gente os detalhes ao vivo.
00:26Oi, Danúbia.
00:26Oi, Soraya. A gente, antes de falar a respeito da reabertura dos parques, a gente mostra a situação de momento aqui na Rua dos Pinheiros.
00:37Na região, naturalmente, do bairro de Pinheiros, ontem por volta das duas da tarde, devido a forte ventania, acabou a luz por aqui.
00:46Uma rua que é bem comercial, diversos bares, restaurantes, lojas e também muitos prédios sendo construídos.
00:53A situação de momento é essa aqui. Os trabalhadores, pro lado de fora, chegaram, mas não conseguem iniciar as suas atividades por conta da falta de energia elétrica.
01:03Isso porque alguns setores precisam justamente de energia elétrica pra conseguir chegar até determinados locais da obra e da continuidade e andamento ao seu serviço.
01:13Então, uma cena que chama a atenção porque tá todo mundo aqui pra fora, sentado na calçada e sem hora pra saber que momento eles vão poder retomar as suas atividades.
01:22Naturalmente, também, os bares, lanchonetes seguem sem energia elétrica e aí a gente vê aí, por exemplo, dois donos sentados pro lado de fora porque não tem como atender os clientes.
01:33Uma outra lanchonete que é bem importante aqui porque abastece o pessoal da região, tá conseguindo atender, mas, claro, se virando como dá.
01:42Eles conseguem servir apenas um cafezinho, um leite e a chapa tá funcionando porque não requer ali a energia elétrica.
01:49Mas tudo que precisa de energia elétrica aí também já estão perdendo algumas mercadorias.
01:53Então, prejuízo também já começa a ser calculado.
01:56Conversei com eles, eles me disseram que a Enel deu um prazo do retorno da energia elétrica às oito horas da manhã, mas agora já são sete e vinte e seis e a gente não vê ninguém da Enel por aqui pra fazer qualquer movimento a respeito de que essa energia possa ser religada.
02:11Além disso, aqui é um cruzamento bem importante, a Rua dos Pinheiros com a Cônego Eugênio Leite.
02:18E aí a gente já vê também os semáforos que estão sem funcionar.
02:22Por falar nisso, a Companhia de Engenharia de Tráfego registrou duzentos e dezoito semáforos apagados por falta de energia, quatorze por falta, por falhas e três também em amarelo piscante.
02:34Às seis da manhã a gente tinha uma lentidão na cidade de cinquenta e dois quilômetros, mas com certeza agora sete e quase sete e meia.
02:42Isso já deve ter aumentado.
02:44São cento e setenta e uma viaturas operando, são cento e sessenta e quatro carros, sete motos ao todo, de acordo com essa nota enviada pela CT, trezentos e trinta e nove agentes, então, de trânsito trabalhando.
02:58A nota atualizada da Enel de quantos imóveis seguem sem energia elétrica, pra ser precisa, um milhão quinhentas e quatro mil residências seguem sem energia elétrica.
03:11E aí a gente pode falar agora sim, então, justamente dos parques que foram fechados, uma decisão tomada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo.
03:22Precisaram fechar, então, pelo menos doze parques urbanos da capital e região metropolitana, uma decisão justamente por conta dessa ventania forte,
03:31que acaba fazendo ali que algumas árvores ou até galhos possam cair e atingir alguém que esteja utilizando ali, desfrutando dos parques.
03:40Então, foi uma medida de prevenção.
03:43Diversos parques fechados na Zona Leste, Zona Norte, Zona Sul e na Grande São Paulo.
03:49Então, amanhã de quinta-feira começa, bem conturbada também, pra quem precisa trabalhar, não consegue começar suas atividades.
03:58O comércio também não consegue ali oferecer os seus serviços pra quem precisa, quem precisa ir trabalhar, tomar um café, não consegue também atender.
04:08E, claro, tem prejuízo uma vez em que ontem, desde as duas da tarde até agora, não tem ainda uma previsão concreta de quando a energia vai ser restabelecida.
04:19Então, o pessoal pedindo aqui pra gente ajudar, a reportagem mostrar, porque sempre há uma esperança de que nesses locais em que a gente vai mostrando,
04:27tem uma atenção especial.
04:28Então, foi um pedido, mas a gente vai mostrando esse cenário de... o reflexo do caos de quarta-feira,
04:35mas a quinta-feira amanhece e, muito provavelmente, não deve ser tão diferente assim, uma vez em que o serviço pra ser retomado tá bem lento.
04:44Volto com vocês no estúdio.
04:45Pois é, não tem outra palavra pra descrever essa situação, a não ser caos, né?
04:50A gente vem acompanhando isso desde ontem e, claro, os reflexos também vão sendo trazidos nessa manhã de quinta-feira.
04:58A gente vai atualizando ao longo de toda a edição do Jornal da Manhã.
05:01Obrigada, Danúbia, pelas suas informações.
05:03A gente vai...
Comentários

Recomendado