Empréstimo de indemnização à Ucrânia é "muito frágil" e corre o risco de provocar o êxodo dos investidores, alerta Euroclear
A Euroclear, depositária dos ativos russos imobilizados, criticou o empréstimo de reparação à Ucrânia, considerando-o frágil, imprevisível e arriscado. Em Bruxelas, o chanceler alemão tem uma reunião de crise com o primeiro-ministro belga para encontrar um compromisso.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/12/05/emprestimo-de-indemnizacao-a-ucrania-e-muito-fragil-e-corre-o-risco-de-provocar-o-exodo-do
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00A Euroclear, depositária que reúne os ativos russos imobilizados, lança um alerta contra o empréstimo de reparações proposto pela Comissão Europeia para financiar a Ucrânia.
00:10A entidade, sediada em Bruxelas, diz que se trata de uma iniciativa frágil, capaz de provocar um êxodo de investidores estrangeiros da zona euro.
00:19O aviso surge no dia em que o chanceler alemão se reuniu na capital belga com o primeiro-ministro da Bélgica e a presidente da Comissão Europeia, numa tentativa de desbloquear o empréstimo.
00:30Por acolher a Euroclear, a Bélgica tem o voto decisivo no debate sobre o financiamento da Ucrânia marcado para a Cimeira Europeia de 18 de dezembro.
00:39A oposição do governo belga ao plano de canalizar os ativos russos congelados numa linha de crédito sem juros para a Ucrânia deve-se ao receio de retaliação por parte da Rússia.
00:50O líder do executivo belga tem invocado os riscos judiciais que a Euroclear enfrenta.
00:55Bart Deweyfer afirma que não aceitará pressões para dar-los verde ao plano, o que o deixa praticamente isolado no Conselho Europeu.
01:04A maioria dos 27 é favorável ao empréstimo de reparações.
01:08A maioria dos 27 é favorável ao empréstimo de reparações.
01:09A maioria dos 27 é favorável ao empréstimo de reparações.
01:10A maioria dos 27 é favorável ao empréstimo de reparações.
01:11A maioria dos 27 é favorável ao empréstimo de reparações.
01:13A maioria dos 27 é favorável ao empréstimo de reparações.
01:15A maioria dos 27 é favorável ao empréstimo de reparações.
Comente primeiro