Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 2 horas
Bruxelas, Bélgica
A União Europeia chegou a um acordo que proíbe a importação de gás russo a partir de 2027. O bloco busca cortar o financiamento essencial que alimenta o cofre de guerra de Moscou.

EBS / AFPTV / Nord Stream AG / AFP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Os países da União Europeia e os deputados do bloco informaram nesta quarta-feira que estabeleceram um acordo para proibir as importações de gás russo a partir do final de 2027.
00:12A medida foi alcançada após um acordo entre o Parlamento Europeu, que queria uma proibição mais rápida, e os 27 estados do bloco, que desejavam mais tempo para aplicar a medida.
00:22Hoje é de fato um dia histórico para a nossa União. Ontem à noite, chegamos a um acordo provisório sobre a proposta da Comissão de eliminar completamente os combustíveis fósseis russos.
00:36Estamos virando essa página e estamos virando para sempre. Este é o alvorecer de uma nova era, a era da plena independência energética da Europa em relação à Rússia.
00:45A presidente da Comissão Europeia ressaltou que a redução drástica das importações de combustíveis fósseis também corta as receitas que a Rússia usa para financiar a guerra contra a Ucrânia.
01:00E acrescentou que o bloco pagava 12 bilhões de euros por mês à Rússia no começo da guerra e atualmente paga 1 bilhão e meio. O objetivo é zerar esses pagamentos.
01:12Os prazos são diferentes para os contratos de curto e longo prazo e o calendário ainda precisa ser ratificado pelos Estados-membros da União Europeia e pelo Parlamento.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado