O governador Helder Barbalho participou, na manhã desta terça-feira (18), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da entrega da nova ponte sobre o Rio Araguaia, que conecta as cidades de São Geraldo do Araguaia, no Pará, e Xambioá, no Tocantins, pela BR-153. A obra, executada pelo Governo Federal, possui 2.010 metros de extensão, sendo 310 metros no território paraense e 1.700 metros no tocantinense. imagens AGENCIA PARÁ
00:00Festejar o dia de hoje, certamente esta entrega do governo federal representa um marco para a história de toda esta região.
00:09Uma obra aguardada por décadas e que a partir destes investimentos nós estamos permitindo,
00:17primeiro com que as cidades de Xambioá e São Geraldo do Araguaia, os estados do Pará e do Tocantins possam estar mais próximos.
00:25Permitindo com que as pessoas possam se deslocar sem a necessidade de uso de balsa que acaba atrasando o trânsito, dificultando a logística, atrapalhando a vida das pessoas.
00:38E com esta obra se aproximam os estados e aproximam-se as pessoas.
00:43Esta obra significa um novo estágio na logística de toda esta região.
00:49Para o Pará e para o Tocantins, isto fortalece a competitividade do agro, a competitividade da produção rural,
00:57a competitividade da vocação econômica de todas as cidades que estão próximas aqui,
01:03que precisam desta ponte para a chegada dos insumos agrícolas e que necessitam desta ponte para reduzir o custo do frete
01:13e aumentar a competitividade da exportação da produção rural, que é a locomotiva de geração de emprego e de renda.
01:22Além disto também, o Rio Araguaia cada vez mais se consolida com uma nova fronteira do turismo,
01:28turismo de pesca, turismo ecológico.
01:32Nós temos aqui a Serra das Andorinhas, que é um parque estadual que se consolidou como um dos pontos de visitação
01:41mais incríveis de toda esta região.
01:44E com esta ponte nós estamos estimulando e incentivando cada vez mais com que as pessoas possam chegar até nós.
01:51Portanto, quero parabenizar, Renan, a você, ao presidente Lula, ao governo federal.
01:55Nós estamos falando da maior obra de infraestrutura deste momento em construção de pontes em todo o Brasil.
02:03E ela chega para o norte, chega para integrar os estados, chega para trazer desenvolvimento e recuperar.
02:11Recuperar a esperança e, acima de tudo, entregar uma agenda que, por muitos e muitos anos, o povo desta região aguardou.
Seja a primeira pessoa a comentar