00:00Olha, o governo de Pernambuco lançou o selo Bora Vacinar, uma campanha para incentivar a vacinação em todo o estado.
00:06Uma das maiores preocupações é que pelo menos 20% das crianças daqui na faixa de até um ano de idade não tomaram a vacina, por exemplo, contra a poliomielite.
00:15O nosso repórter André Nascimento tem outras informações. André.
00:19O governo do estado de Pernambuco lançou a campanha do selo Bora Vacinar, com o objetivo de incentivar os municípios a aumentarem a cobertura vacinal.
00:28Isso porque nos últimos anos essa cobertura teve uma queda.
00:32A gente conversou com a secretária de saúde de Pernambuco, a doutora Zilda Cavalcante, que falou dos projetos e do trabalho que o governo do estado, junto com a secretária de saúde, tem feito para ampliar a cobertura vacinal. Acompanhe.
00:46Especialmente nas vacinas do primeiro ano de vida e na vacina do HPV.
00:50Para que com isso a gente consiga proteger as nossas crianças, de uma forma geral, e os nossos adolescentes de futuramente, inclusive com a proteção com relação ao câncer de colo de útero, quando a gente fala da vacina de HPV.
01:03Há uma redução na cobertura vacinal quando a gente fala em doses de reforço.
01:08Então, as doses de reforço precisam ser lembradas e a gente pede a toda a população, aqueles que nos ouvem, que procurem as unidades de vacinação, os postos de saúde do seu município.
01:20Leve o cartão de vacina do seu filho para que a gente possa garantir que esteja com a cobertura vacinal em dia, inclusive das vacinas de reforço.
01:29É muito importante. Lembrando que adultos e idosos também se vacinam, então é muito importante que a gente possa estar protegido para que, evitando que a gente se exponha às doenças, a gente também possa proteger as nossas crianças.
01:42Além do governo do estado e da Secretaria de Saúde, o Ministério Público de Pernambuco também está apoiando essa causa, incentivando com que os municípios consigam ampliar e alcançar mais crianças e adolescentes na campanha vacinal.
01:56A gente conversou também com a coordenadora do Ministério Público, a Helena Capela, que falou um pouco da parceria do Ministério Público com o governo do estado. Acompanhe.
02:05E o Brasil, que era referência com o Programa Nacional de Imunizações, não tem atingido as metas da OMS para a cobertura vacinal.
02:13Então, o Ministério Público se preocupa porque o Ministério Público é o defensor da sociedade, da saúde e da vida.
02:18Então, o Ministério Público, ele quer, com esse projeto, estimular a sociedade, os gestores, os enfermeiros, os profissionais de saúde, o controle social,
02:29engajar todos na defesa da vacinação, para proteger as crianças, principalmente a primeira infância.
02:36O Ministério Público busca, com isso, fazer uma grande mobilização na sociedade, através desse selo, que é o selo ouro e o selo prata.
02:47E como é que vai ser feita essa distribuição? Quem ganha o selo ouro, quem ganha o selo prata? Como é que ganha?
02:53Esses municípios que atingirem a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para vacinas contra sarampo, meningite, pneumonia, paralisia infantil ou contra o HPV,
03:08que tiverem a meta 90% ou mais, vão receber o selo ouro.
03:13Já os municípios que ficarem, até 90% vão receber o selo prata.
03:18E o selo adolescente protegido será para os municípios que conseguirem a vacinação.
03:23Mais de 70% do público de adolescentes.
03:27Voltamos ao estúdio.
03:28Obrigado.
03:29Obrigado.
03:30Obrigado.
03:31Obrigado.