00:00Hora então de viajar lá para a Estação Espacial Internacional, onde a semana foi marcada por alguns protocolos de segurança.
00:07Simples, bem verdade, mas protocolos de segurança. E o motivo? A fúria do Sol. Olha só.
00:16Ao longo da semana, noticiamos que o Sol lançou três explosões extremamente fortes e dezenas de outras mais moderadas.
00:24Além de produzir auroras brilhantes em lugares inusitados, como o México, os eventos também tiveram efeitos negativos, como o aumento da radiação em órbita,
00:33que obrigou astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional a acionarem medidas de proteção.
00:38As erupções lançaram jatos de plasma e campos magnéticos ao espaço, chamados de ejeções de massa coronal, a partir do grupo de manchas solares AR-4274.
00:49As partículas liberadas pelo Sol atingiram a Terra e interagiram com os gases presentes na atmosfera,
00:56criando auroras visíveis em grande parte do Hemisfério Norte, nas noites de terça e quarta-feira, com algumas ocorrências menos intensas nesta quinta-feira.
01:05Apesar dos fascinantes efeitos luminosos no céu, essas partículas carregam íons pesados e radioativos que podem ser perigosos para os astronautas.
01:13Sem a proteção natural da atmosfera terrestre, tripulantes em órbita precisam tomar precauções para evitar a exposição excessiva à radiação.
01:21No laboratório, três cosmonautas russos precisaram deixar temporariamente o alojamento.
01:26Eles passaram a noite no módulo científico como medida preventiva.
01:29A tripulação do lado dos Estados Unidos permaneceu em seus alojamentos, já que os níveis de radiação eram considerados seguros.
01:35Sandra Jones, Relações Públicas da NASA, explicou ao site Space.com que a estação possui áreas designadas para refúgio em caso de tempestades solares.
01:45Os cosmonautas receberam instruções detalhadas sobre quais locais evitar durante os períodos de maior risco, garantindo que a exposição fosse mínima.
Seja a primeira pessoa a comentar