Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principal
  • há 3 meses
Reino Unido poderá em breve entrar no acordo de defesa da UE

Enquanto país terceiro, o Reino Unido não pode participar plenamente no programa SAFE, no valor de 150 mil milhões de euros, destinado a rearmar o bloco com armas de fabrico europeu, mas é possível chegar a um acordo antes do prazo-limite. Este acordo é considerado vantajoso para todos.

LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/10/31/reino-unido-podera-em-breve-entrar-no-acordo-de-defesa-da-ue

Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Pode estar para breve a entrada do Reino Unido num dos programas de defesa mais emblemáticos da União Europeia.
00:07Desde o verão que Bruxelas e Londres têm vindo a negociar, de forma a permitir que o Reino Unido adira ao Programa de Ação de Segurança para a Europa, também conhecido como SAFE.
00:16O objetivo é impulsionar a aquisição conjunta de armas fabricadas no continente europeu, no âmbito da campanha de rearmamento do bloco contra a Rússia.
00:25Os Estados-membros da União Europeia têm até ao final de novembro para apresentar os respectivos planos nacionais, detalhando como irão gastar as cotas que lhes foram atribuídas ao abrigo do Programa de Empréstimos para a Defesa, no valor de 150 mil milhões de euros.
00:41Como país terceiro, a contribuição do Reino Unido está atualmente limitada a um máximo de 35%, mas, concluído, o acordo permite que o país seja tratado como qualquer outro Estado-membro.
00:55Agradeço a todos os Estados Unidos.
Comente primeiro
Adicione o seu comentário

Recomendado