Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O retorno da missa em latim no Vaticano expõe o desafio de Leão XIV em unir uma Igreja dividida. A decisão é vista como um aceno ao setor conservador, após anos de tensão com o pontificado de Francisco.

Imagens: AFP

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /

#Leão XIV #Vaticano #missa tradicionalista

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O Papa Leão XIV autorizou o retorno da celebração da missa tradicionalista em latim no Vaticano com o padre de costas.
00:07O gesto é uma tentativa de apaziguar as divergências dentro da Igreja Católica, após a restrição imposta por seu antecessor Francisco.
00:14Pela primeira vez desde 2021, a cerimônia tridentina vai retornar à Basílica de São Pedro na tarde de sábado,
00:21pelas mãos do cardeal americano ultraconservador Raymond Burke, um dos mais ferrenhos opositores do falecido pontífice argentino.
00:28Os tradicionalistas prezam a forma antiga e enigmática da missa, que prevalecia antes de sua modernização no final da década de 1960.
00:36Celebrada em latim por um padre que não oficia diante dos fiéis, também se caracteriza pelo uso de incenso e canto gregoriano.
00:43No entanto, no final de 2021, Francisco a restringiu sob condições estritas,
00:48temendo que fosse usada para rejeitar o legado do Conselho Vaticano II, que reformou e modernizou a Igreja.
00:54A direção do Observatório Geopolítico da Religião afirmou que o sinal verde de Leão XIV é um sinal muito forte dirigido ao setor conservador,
01:02revelando que talvez as tensões dentro da Igreja Católica sejam mais fortes do que poderia se imaginar há alguns meses.
01:09Eleito em 8 de maio, Robert Francis Prevostes herdou do antecessor Francisco a delicada missão de unificar uma instituição profundamente dividida em questões sociais.
01:18Ele tem seguido a mesma linha do argentino, com uma abordagem em favor dos pobres, dos imigrantes e do meio ambiente.
Comentários

Recomendado