O Ministério de Segurança da China afirmou que os Estados Unidos, por meio da NSA, realizaram ataques cibernéticos ao Centro Nacional de Serviços Meteorológicos entre 2022 e 2024, comprometendo sistemas críticos de telecomunicações e energia, e disse ter "provas irrefutáveis" das invasões. Reportagem: Luca Bassani
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/r_wCIBi9Fr4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Dos Estados Unidos, vamos até a Europa, porque a China acusou os Estados Unidos de terem realizado ataques cibernéticos contra o órgão que regula os relógios do país.
00:10O Luca Bassani traz as informações pra gente sobre isso. Luca, quais seriam, portanto, os impactos de um ataque como esse?
00:16Pois é, Soraya, estes ataques acabariam afetando toda a infraestrutura. Esse foi o argumento dado pelos chineses após um mau funcionamento do seu sistema nacional de relógios e também meteorologia, considerando as atividades urbanas, as atividades agrícolas e também toda essa infraestrutura de transportes entre as cidades, os trens, os caminhões e os aeroportos.
00:44Durante os últimos anos e principalmente durante o último ano, 2025, esta guerra tarifária dos Estados Unidos com a China tem mostrado também uma guerra em outros vieses, como, por exemplo, a guerra cibernética.
00:59Muitos países ocidentais durante os últimos meses, principalmente o Reino Unido, a própria Alemanha, acusam a China de utilizarem de espiões locais ou até mesmo de ataques nos seus sistemas de segurança nacional, algo que a China nega.
01:15E, por sua vez, a China também acusa alguns países do mesmo, como é o caso dos Estados Unidos, que, por enquanto, também nega essas afirmações, mas evidencia toda esta dinâmica bastante negativa, de grande animosidade entre as duas maiores potências também nesses setores essenciais.
01:36Vale lembrar que a China, apesar de ser um país imenso, entre os cinco maiores do mundo em área, ela tem apenas um único horário, o fuso horário de Pequim.
01:45Portanto, todos aqueles relógios são sincronizados com a central na capital e acabam sendo afetados quando há algum tipo de disrupção, algum tipo de falha neste sistema.
01:57Segundo os técnicos, isso já foi endereçado, mas esta acusação formal, então, surge por parte deste ministério.
02:04Vamos ficar de olho se isso tende a afetar a relação entre os dois países e também esta guerra tarifária e de retóricas entre Xi Jinping e o presidente Donald Trump,
02:14que pretendem se encontrar em um futuro próximo na Coreia do Sul, em virtude da reunião da Associação Econômica da Ásia Pacífica.
Seja a primeira pessoa a comentar