00:00Tenho um miúdo a dormir e hoje sinto-me bem, nem sei, estou com uma dor de cabeça desde a tarde, mais ou menos desde as 4 e tal 5, entretanto apareceu-me também uma dor na lombar.
00:15Ai malta, ao sério, só que não consegui adormecer, fui adormecer o Vasco às 9 e qualquer coisa e fiquei, ele adormeceu entretanto e eu fiquei a pôr o posto que pôs agora, a ver algumas coisas e pronto é isto, mas sinto que estou super cansada, estou com a minha cabeça, não desliga, isto tem sido um problema.
00:45Nos últimos meses.
00:50Próximo.
00:52Dia 10 de Outubro foi o Dia Mundial da Saúde Mental e eu acho que acabei por partilhar aqui alguma coisa, mas na verdade o que eu queria era ter escrito um texto e ter falado sobre isso aqui,
01:07mas quando me apercebi, porque foi mesmo o dia a seguir aos meus anos e quando eu me apercebi o dia já estava a terminar, mas a ver se faço isso, porque acho que todos os dias são dias para se falar de um assunto tão importante como a saúde mental,
01:25estes histórias agora estão um bocado sérias, mas não estão, está tudo bem, mas vem esta defesa, tipo, porque é que nós falamos deste tema e temos sempre que nos justificar, não, às vezes não está tudo bem.
01:37E isto era para dizer o quê? Para vos relembrar de perguntarem aos vossos amigos, aos vossos familiares, mas perguntarem mesmo de quererem ouvir, de quererem saber, não só que está tudo bem, está, obrigada, tchau.
01:51E agora, na minha situação em especifico, a única que consigo falar na primeira pessoa, os últimos meses têm sido mesmo muito dores.
02:12E há algumas coisas que eu não vou ser aquela pessoa irritante, sim, não posso partilhar por aqui, mas efetivamente não posso,
02:19porque algumas impactam muito diretamente a mim, mas não são questões minhas, não sei se me faço entender, e pronto, eu prefiro dizer-vos desta forma do que fingir que está tudo maravilhoso e que a minha vida é perfeita, pronto.
02:41E às vezes uma simples chamada, ou um simples e beber um café, mas sentir que aquela pessoa está ali, é grande parte.
02:51Muitos têm falado de saúde mental e eu faço terapia há anos, já desde antes de estar grávida, sim, eu tenho que pensar, mas sim.
03:06Também sou acompanhada em psiquiatria, não tão regularmente, porque é conforme a necessidade que a médica acha, e considero que estou estável.
03:19Mas tudo, mas a vida vai acontecendo e há sempre uns dias em que temos melhores, outros piores,
03:27umas alturas em que está tudo maravilhoso e outras em que estamos só a tentar que o barco não, que a vida aconteça de forma linear.
03:36E às vezes uma simples chamada, se tiveres alguma amiga a passar por uma situação difícil, uma simples chamada a perguntar se está tudo bem,
03:46mas mesmo a querer saber e com disponibilidade para ouvir, não é só que ele está tudo bem, sim, sim, está aí contigo, tchau.
03:52E não queria nada tornar este fim de dia mais down, eu também já estou com uma energia mais em baixo,
03:58porque como eu disse no início, estou bastante cansada e às vezes o cansaço até é mais físico, mais psicológico,
04:07da cabeça não parar e de tanto problema em coisas que têm acontecido, este ano está sempre mesmo caótico.
04:14Mas não queria deixar de fazer esta partilha, porque é uma coisa que eu sinto que a mim me ajuda muito, lá está,
04:20a par da tipoterapia, a par de medicação, se for o caso, ajuda muito a manter algumas relações próximas e abertas no sentido de
04:34partilha e de ouvir e de ser ouvida e acho que às vezes na asafama do dia-a-dia perdemos um bocado isto com os nossos amigos
04:44e com as pessoas que nos são próximas, mas é mesmo importante e é uma coisa que eu não quero deixar de ter.
Comente primeiro