Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 3 semanas

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Esse é o caminho que Josefa de Oliveira, conhecida como Dona Zefinha, faz quase todos os dias em direção à Igreja São José, no centro de Bezerros.
00:10Antes, ela podia entrar no templo, fazer as orações, participar da Santa Missa e se reunir com os grupos pastorais e movimentos.
00:19Mas agora a situação mudou.
00:22Isso porque durante manutenções periódicas foi constatado que o teto da igreja corre o risco de desabar.
00:29A estrutura de madeira do telhado já ultrapassa os 200 anos de existência, muito além dos 120 de vida útil previstos para a época da construção.
00:39O fechamento representa um momento de grande comoção para os fiéis e para toda a população de Bezerros, que vêem num templo um marco de sua identidade cultural e religiosa.
00:50Toda a história de Bezerros nasce aqui. Aqui é o marco zero. Foi através dessa matriz que a cidade nasceu.
00:58Eu digo assim, Bezerros nasceu às sombras das torres da matriz de São José.
01:04E o interessante é que o povo bezerrense ama essa matriz. O povo está sofrido.
01:10Vem da igreja de portas fechadas, as pessoas ligam chorando.
01:14Pessoas que não são católicas ligam dizendo que podem contar com elas, que entendem que o maior bem que Bezerros tem é a matriz de São José.
01:24Fundada em 1805, a igreja matriz de São José dos Bezerros é uma das mais antigas da diocese de Caruaru, em um exemplar da arquitetura barroca.
01:35O valor histórico e cultural é reconhecido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Fundarp, que a tombou como patrimônio do Estado.
01:44A história da igreja remonta a uma promessa feita por Zenóbio Bezerra Torres, um dos primeiros criadores de gado da região,
01:52que em agradecimento pela sobrevivência da filha que havia se perdido, ergueu uma capela em honra ao santo.
01:59A igrejinha deu origem à atual matriz. Foi aqui que Dona Socorro fez todos os sacramentos.
02:06Essa igreja é a nossa história, pelo menos é a minha história, entendeu?
02:11Eu me batizei nessa igreja, eu me batizei, fiz minha primeira comunhão, me encrismei, casei, tive minha primeira filha, batizei aqui,
02:20e esse ano, agora, eu tive a felicidade de batizar o meu bisneto. Quer dizer, é a minha história de vida.
02:27O mesmo aconteceu com a família de Dona Nelsina.
02:30Eu cheguei aqui em 81, batizei meus filhos todinho aqui, o mais velho já tem 43 anos, e aqui eu só pretendo sair para o cemitério, se Deus quiser.
02:42E aqui é o ponto especial da gente.
02:47Com a igreja fechada, o clima no ar é de extrema tristeza.
02:51É muito doloroso, a gente entra lá na Capela do Santíssimo, vê esse esvaziamento, vê a retirada das imagens, a ausência dos fiéis, né?
02:59Então, muito triste para esse momento, nunca visto até então.
03:06Para viabilizar a restauração, a Paróquia São José lançou uma campanha de arrecadação com a meta de 250 mil reais para esse primeiro momento.
03:15A mobilização tem ganhado força nas redes sociais e já alcançou 50% do valor necessário.
03:21As doações podem ser feitas através da chave PIX.
03:24Vai ser a primeira campanha de outras, porque precisa-se fazer o telhado quando descobrir o telhado, é que realmente vai ter certeza do que vai mexer.
03:42É uma construção muito antiga, que tem muitas surpresas quando for retirado esse telhado, e que nós precisamos atender a todas as exigências.
03:52Enquanto as obras não são concluídas, todas as celebrações foram transferidas para a praça ou para a capela do Colégio Nossa Senhora das Dores.
04:02A medida de caráter temporário busca garantir a segurança dos fiéis e a continuidade da vida religiosa da Paróquia.
04:09Agora a gente pode dar as mãos, cada um pouco que dá, tudo se multiplica.
04:13Então que você possa ajudar, fazer com que a igreja seja aberta novamente, porque nós precisamos estar na casa de Deus.
04:21E ela é o centro da nossa história.
04:23Acho que todos os bezerrenses têm uma história de vida e de fé que nasceu aqui nessa igreja matriz de São José.
04:31E você lembra de Dona Zefinha? Ela tem a esperança viva de que com a ajuda do povo e do Padre Rafael, logo, logo, eles terão a igreja reaberta.
04:41A gente vai conseguir reabrir essa igreja, se Deus quiser, com a ajuda do povo, né? Se Deus quiser a gente vai conseguir.
04:47A gente vai conseguir reabrir essa igreja, se Deus quiser.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado