A tensão entre Afeganistão e Paquistão voltou a escalar após novos confrontos na fronteira, com o Talibã alegando, neste domingo, ter matado dezenas de soldados paquistaneses em resposta a um suposto bombardeio aéreo. O governo de Islamabad prometeu reagir com firmeza, enquanto cresce o temor de uma nova onda de violência entre os dois vizinhos.
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /
00:00O governo afegão, liderado pelos talibãs, informou neste domingo um saldo de soldados mortos e feridos nos recentes conflitos com o Paquistão, ao longo da fronteira entre os dois países, na noite de sábado.
00:15A operação da noite passada foi uma retaliação pelo Paquistão violar o espaço aéreo da Afeganistão. A operação foi conduzida ao longo de toda a fronteira da linha Duran.
00:23Nossos Mujahidin capturaram mais de 20 postos e 58 soldados paquistaneses foram mortos, enquanto cerca de 30 ficaram feridos.
00:31Até nove Mujahidin foram martirizados e temos de 16 a 18 feridos. Também apreendemos suas armas e equipamentos militares.
00:46Segundo o Talibã, a ação foi uma resposta ao bombardeio realizado pelo exército paquistanês em Cabul, na quinta-feira.
00:53Islamabad não assumiu diretamente a responsabilidade pelos ataques de alguns dias antes, mas costuma insistir que tem o direito de se defender da ascensão de grupos armados que o atacam a partir do solo afegão.
01:04As relações entre os dois países vizinhos têm sido muito tensas desde que os talibãs retornaram ao poder no Afeganistão no verão de 2021.
01:14Esta é uma mensagem para o mundo, especialmente para o Paquistão.
01:16Se você violar o território do Afeganistão novamente no futuro, até agora mostramos 10% do nosso poder.
01:22Da próxima vez, mostraremos 100% do nosso poder.
01:27O primeiro-ministro paquistanês, Sheba Sharif, prometeu em um comunicado que não haverá concessões em relação à defesa do Paquistão.
01:34E toda a provocação será seguida por uma resposta forte e eficaz.
01:39E a provocação será seguida por uma resposta forte e eficaz.
Seja a primeira pessoa a comentar