Evento reúne mais de 600 artesãos de diferentes estados e segue aberto ao público. -------------------------------------- 🎙️ Assista aos nossos podcasts em http://tribunaonline.com.br/podcasts
📰 Assine A Tribuna aqui https://atribunadigital.com.br/assinatura/
💻 Fique bem informado com as notícias do Brasil e do Mundo aqui https://tribunaonline.com.br
00:00Olha, começou hoje o Arte Santo, a Feira Nacional que reúne mais de 600 artistas do Brasil na Praça do Papo, em Vitória.
00:08E é pra lá que nós vamos agora com a Tainara Nascimento, que já vai mostrando aí, olha, a arte de um deles.
00:15Boa noite, Tainara.
00:20Exato, Manoela. Na verdade, a gente tá conferindo aí na tela o João Mananeira, que é um dos temas da Feira deste ano.
00:27A 13ª edição aí da Arte Santo.
00:30Ao meu lado já está aqui a Sônia, que é a organizadora do evento, sabe dizer melhor do que ninguém sobre a 13ª edição deste evento que reúne arte, cultura, muita informação a todos que querem descobrir esse universo, né, Sônia?
00:44Muito boa noite. Fala pra gente como participar, a entrada é franca, não é? Como que funciona?
00:49Boa noite. Então, a gente tá realmente na 13ª edição da Arte Santo, a entrada é gratuita, o horário de funcionamento do evento é de terça à sexta, de 16 às 22, sábado e domingo, das 10 às 22 horas.
01:06A gente tem uma infinidade de opções aqui, de tipologias da Arte Santo, né, que a gente tem cerâmica, couro, metais, enfim, uma variedade imensa, produtos belíssimos, cada artesão é um artista.
01:22E aqui é o centro, né, a gente consegue juntar todos os artesãos, não só do Espírito Santo, mas de todo o Brasil, com o que há de melhor.
01:30Inclusive, a gente tá aqui com o Top 100, que são alguns artesãos do Brasil que são sorteados com os melhores, com os artesanatos de primeira linha em relação à qualidade, design, criação e tudo mais.
01:45E a gente tem aqui alguns estados que trouxeram o artesanato Top 100.
01:50A gente tem também a expectativa aí nesses, todos esses dias, porque o evento vai até domingo, né, a expectativa de pelo menos 30 mil pessoas, a gente pode, é claro, superar essa expectativa, porque a gente tá mostrando agora na tela várias obras incríveis.
02:06E a gente tem a arte, tem também o artista aqui pra poder conversar sobre a história de cada peça, que também envolve, às vezes, muita cultura, muito trabalho manual mesmo.
02:16E a gente tem esses estados que você muito bem mencionou, né, Sônia?
02:20A gente tem Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Sergipe, Amapá, Distrito Federal e, é claro, o Espírito Santo, que a gente pode deixar de fora, né?
02:34Agora, por exemplo, o Guilherme vai mostrar, falando em Espírito Santo, uma sessão, um estande só do Congo, né?
02:40Como que funciona aí? Cada um escolheu um elemento pra destacar?
02:47Não, a gente, o próprio artesão, ele tem as habilidades dele.
02:52No caso aqui, a habilidade desse é madeira.
02:55E o que que ele fez? Ele desenvolveu a casaca como sendo uma obra que ele faz pra vender na arte santo, pra premiar, pra fazer uma série de coisas.
03:04Então, esse material desse pessoal de Congo é maravilhoso, que é a casaca.
03:10E mistura também, né? Porque a gente viu pela feira aqui o João Bananeira com a casaca nas mãos, ou seja, tem a cultura cariaciquense, porque ele vem representando o município de Cariacica,
03:22mas usando um símbolo capixaba, que é a casaca.
03:25A gente viu aqui que tem também as paneleiras e aqui, por exemplo, na questão das madeiras, cada um utilizou, vejo ali, referências do remo, do peixe, do barco, também ali que estão margeando o nosso estado, né?
03:38Eu tô me arriscando, mas não é minha área, senhora, é isso mesmo?
03:41Esse material, inclusive, de madeira, tem muitos artistas que usam madeiras recicladas, que são madeiras que são jogadas no mar, do mar, o que o navio, muitos navios se perdem com a construção dele,
03:55e esses artistas, eles pegam essas madeiras dos navios e fazem um artesanato que fica divino.
04:01Bacana! Agora, olha, pra quem tá conferindo, a gente até repete que o evento vai até domingo, de segunda a sexta, abre às 16 horas e até às 10 da noite,
04:12mas no final de semana dá pra conferir e curtir um pouquinho mais, porque abre das 10 da manhã e vai até às 10 da noite.
04:19E também pra quem tem criança, pra quem quer ficar aqui o dia todo, tem uma praça de alimentação, pra garantir, é claro, aquela alimentação,
04:26mas também tem um espaço de recriação pras crianças e também tem música, então tem também esse compilado, né, Sônia?
04:33Ah, isso é importante. No domingo é dia 12 de todas as crianças, então a gente tem aqui um parquinho, a gente tem aqui uma apresentação de mágico no domingo,
04:43apresentação, ah, vamos botar as crianças pra ficar feliz aqui também, né, porque esse espaço é divertido, é alegre e vai chamar...
04:50Nós estamos, inclusive, em um setor aqui só de artesanatos infantis, entendeu? Com bonecas, manuais, enfim, coisas belíssimas.
04:59Perfeito, muito obrigada, Sônia. A gente vai até continuar aqui conferindo a feira de arte santo, né, Manuela?
05:06A gente falou hoje pela manhã, agora eu tô conferindo aqui, quem não sabe eu já levo um artesanato pra casa,
05:12eu vi cada coisa bonita, Manuela, vou até finalizar aqui, ó, pra que a gente, ó, eu que casei agora,
05:18esses utensílios de cozinha em cerâmica são as coisas mais lindas, hein, Manu?
05:23Lindo, lindo mesmo, Tainara, aproveita, vá às compras, né, você que tá decorando a sua casa nova,
05:29lindas peças, lindíssimas peças e reforçando, acontece essa feira na Praça do Papa e é gratuita a entrada, hein, não precisa pagar.
Seja a primeira pessoa a comentar