O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende eliminar do governo agências federais que ele afirma serem apoiadas pelo Partido Democrata. Em meio à paralisação do Congresso, Democratas e Republicanos trocam acusações. O repórter Eliseu Caetano analisou o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Agora vamos para assunto internacional, porque o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende eliminar do governo agências federais que ele afirma serem apoiadas pelo Partido Democrata.
00:14Eliseu Caetano vai chegar ao vivo agora, em tempo real, com a gente, direto dos Estados Unidos.
00:20Então só pode ter um partido agora nos Estados Unidos? É isso, Eliseu Caetano? Boa tarde.
00:25A confusão está armada, minha querida Marcia Dantas. Muito boa tarde para você, para o Bruno e para todos que nos acompanham em tempo real aqui na programação da Jovem Pan.
00:33A gente vem chegando, trazendo as informações internacionais e essa a gente já tinha meio que adiantado ontem aqui em tempo real, porque não satisfeito com o shutdown,
00:43a paralisação parcial do governo que entra hoje no seu segundo dia e que aconteceu porque republicanos, democratas, não entraram no acordo com relação ao texto final do orçamento previsto para 2026.
00:57Donald Trump ontem já disse, olha, as agências federais vão ficar paradas e vão ter que afastar milhares de servidores por um período em determinado de tempo.
01:07Esses servidores afastados não vão receber salário. Vou colocar um plano B em ação. E hoje o plano B foi colocado, Márcia.
01:15Donald Trump garantiu que parte desses 900 mil funcionários que hoje estão em licença não remunerada, porque o governo não tem como fazer o pagamento mensal deles, deve ser demitido.
01:28Exatamente isso que você escutou. Parte dos 900 mil servidores afastados do trabalho foram para casa ontem achando, não, a paralisação deve ser interrompida em breve,
01:39eles vão entrar num acordo, eles vão entrar no consenso, podem sequer voltar aos seus postos de trabalho.
01:45Para piorar essa situação, agora há pouco, durante conversa com a imprensa lá na Casa Branca, na capital americana Washington DC,
01:52Donald Trump afirmou que pretende cortar agências federais que, segundo ele, foram capturadas pelo Partido Democrata
02:02e que estariam atuando como instrumento de oposição.
02:07Trump não detalhou quais agências são essas, nem quantos trabalhadores dessas agências vão ser demitidos, viu?
02:15Mas ele acusou essas agências governamentais de esquerda e de boicotar a Casa Branca.
02:24A fala ocorreu após mais uma rodada intensa, difícil e que não levou a lugar nenhum de negociações entre republicanos e democratas.
02:34Esse bloqueio financeiro impede aí a liberação de recursos considerados essenciais e que já afeta a milhares de servidores.
02:42Inclusive, a gente mais cedo estava noticiando a história massa de dois aviões que colidiram da mesma companhia aérea Delta Air Lines lá no aeroporto de Nova York.
02:52Ainda não se pode afirmar o que de fato aconteceu para que esse acidente acontecesse.
02:57Graças a Deus, ninguém ficou gravemente ferido, não teve mortos, mas suspeita-se que foi uma questão de falta de pessoal.
03:05Falta de controlador de tráfego aéreo e falta de gente na pista para orientar os pilotos.
03:10Então, Bruno, a gente está vivendo uma situação que pouquíssimas vezes aconteceu nos Estados Unidos.
03:16Foram 20 paralisações desde que o país foi criado, 11 shutdowns foram total, assim, completos, mas eles duraram em média um ou dois dias.
03:27Hoje, nesse, a gente já entra no segundo dia e a gente vai seguir.
03:30Daqui acompanhando essa e outras notícias, eu volto ao longo desta edição do Tempo Real e da programação da Jovem Pan.
Seja a primeira pessoa a comentar