O tufão Bualoi atingiu as Filipinas e o Vietnã, deixando pelo menos 35 mortos e causando fortes danos, como telhados arrancados e postes de energia derrubados. Milhares de pessoas foram evacuadas, e a tempestade perdeu força e segue em direção a Laos. Reportagem: Luca Bassani
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/DcWKcesqZqA
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos para o noticiário internacional, um tufão causou estragos e deixou mortos e feridos no Vietnã.
00:07Ao vivo, direto da Europa, o correspondente Luca Bassani tem os detalhes para a gente, o balanço até agora dessa destruição.
00:14Oi Luca, bom dia para você, boa semana.
00:17Bom dia a você, Soraya, boa semana também a todos que nos acompanham aqui no Jornal da Manhã.
00:21Na semana passada falávamos sobre o super tufão Hagaza, que acabou deixando vários mortos, tanto em Taiwan, Filipinas e abalando grande parte da costa sul da China.
00:34Agora no Vietnã, não muito distante dessa região, foi afetado na semana passada, o tufão Balouí também está causando muitos problemas no centro-norte do país.
00:44Até agora são oito pessoas mortas e pelo menos 17 desaparecidos, entre eles muitos pescadores que estavam nessa região costeira quando repentinamente o tufão se aproximou da costa e causou grande destruição.
00:58As autoridades falam que os ventos superaram em muitos pontos mais de 100 km por hora e obviamente que por ainda ter esse sinal de alerta em muitas das regiões que é necessário escutar e obedecer todas as diretrizes das autoridades locais.
01:15Isso se dá por uma série de fatores climáticos que tem assolado essa região do Pacífico, obviamente no continente asiático durante as últimas semanas.
01:25E a previsão é que só haja melhora a partir do meio desta semana, obviamente que os esforços de busca pelos pescadores desaparecidos continuam e o alerta máximo para que as pessoas também busquem abrigo e evitem estar nas ruas quando ainda há o perigo de novos desaparecimentos com os fortes ventos e possibilidade de inundações em muitas regiões também.
01:48Agora, Aluca, os fenômenos climáticos também causam preocupação na Espanha.
01:54A região de Valência está em alerta vermelho para riscos de enchentes e também de inundações?
01:59Mais uma vez, praticamente um ano depois, Soraya.
02:04Acho que a nossa audiência talvez se lembre que em novembro do ano passado, a famosa inundação do século, assim batizada pelos espanhóis, ceifou infelizmente 211 vidas.
02:14O que fez naquele momento a cidade entrar em um luto generalizado, o próprio país também ficar muito comovido com essa situação, mas isso se repete agora, onde os outonos na Península Ibérica tendem a ser muito, muito úmidos, com muita chuva e em alguns casos inundação.
02:32Segundo, os governos locais de Terragona, Castellón e também a própria cidade de Valência, a comunidade valenciana, seguem em alerta máximo com o presidente do governo espanhol, Pedro Sanches, pedindo para que as populações obedeçam à defesa civil.
02:47De acordo com aquilo que foi veiculado pela imprensa espanhola, muitas das escolas estarão paralisadas durante o começo dessa semana e outros serviços essenciais, porque há o risco de enchentes e para evitar o grande número de mortos que tivemos ano passado, 211 pessoas, é necessário ter mais cautela desta vez.
03:07Infelizmente, os fenômenos climáticos têm se tornado mais frequentes, assim como nós observamos na Ásia e também aqui na Europa.
03:15Frequentes e cada vez mais intensos, né?
03:17Obrigada, Luca, pelas suas informações. Vamos seguir acompanhando. Daqui a pouquinho a gente volta a conversar.
Seja a primeira pessoa a comentar