Irão pode retirar-se do tratado nuclear após a reimposição das sanções da ONU, diz legislador
Um legislador iraniano afirma que Teerão está a considerar retirar-se do tratado nuclear devido à reimposição de sanções da ONU, desencadeada pela França, Alemanha e Reino Unido, referindo que o parlamento irá também deliberar, se o país irá ou não procurar obter armas nucleares.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/09/28/irao-pode-retirar-se-do-tratado-nuclear-apos-a-reimposicao-das-sancoes-da-onu-diz-legislad
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00Os legisladores iranianos debateram no domingo sobre como responder à reimposição das sanções da ONU sobre o seu programa nuclear.
00:09Um deputado sugeriu sobre o tema que Teherão poderia eventualmente retirar-se do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
00:18As sanções voltam a congelar os ativos iranianos no estrangeiro e suspendem os acordos de armas com Teherão, entre outras medidas.
00:25Entraram em vigor no domingo através de um mecanismo conhecido como snapback, incluído no acordo nuclear de 2015, assinado entre o Irã e as principais potências mundiais.
00:37As sanções surgiram três meses após Israel e os Estados Unidos terem bombardeado o Irã, proíbem negociações relacionadas com o programa nuclear e de mísseis balísticos do país,
00:48sendo também expectável que tenham efeitos mais amplos sobre a conturbada economia de Teherão.
Comente primeiro