00:00O nosso planeta acaba de ganhar três tecnologias importantes para vigiar o clima espacial.
00:08Teremos novos olhos no Sol, na Terra e em regiões afastadas do Sistema Solar.
00:15Estamos falando de três espaçonaves lançadas hoje mais cedo, que farão uma viagem de três meses.
00:22A partir do mês de janeiro, elas vão desempenhar um importante papel na defesa planetária.
00:29Vejam agora os detalhes.
00:35A SpaceX lançou nesta quarta-feira três sondas que vão ajudar cientistas a entender melhor como o Sol afeta a Terra e até onde vai a fronteira do nosso Sistema Solar.
00:47O foguete Falcon 9 decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, levando a bordo a principal missão, chamada IMAP, além de outros dois satélites.
00:57Essas sondas têm papéis diferentes, mas um objetivo em comum, estudar o chamado clima espacial, as partículas e radiações emitidas pelo Sol que podem afetar astronautas, satélites e até redes elétricas aqui embaixo.
01:12Elas vão operar a cerca de um milhão e meio de quilômetros da Terra.
01:16A IMAP é uma sonda da NASA, avaliada em cerca de 600 milhões de dólares, mais de 3 bilhões de reais.
01:25Equipada com dez instrumentos científicos, ela vai monitorar o vento solar, que é o fluxo constante de partículas carregadas emitidas pelo Sol.
01:33Esses dados vão ajudar a mapear a heliosfera, a bolha formada pelo campo magnético da nossa estrela, que atua como um tipo de barreira protetora contra a radiação cósmica.
01:46Ao mesmo tempo, a missão tem aplicações diretas para a exploração espacial.
01:50Ela vai emitir alertas sobre radiação essenciais para permitir a presença contínua na Lua e para futuras viagens à Marte.
01:58Segundo a NASA, as informações da sonda são cruciais, porque fora da proteção do campo magnético da Terra, os astronautas ficam mais vulneráveis aos efeitos nocivos das partículas solares.
02:11A bordo do Falcon 9 também seguiu um pequeno satélite que vai observar a geocorona, região mais externa da atmosfera terrestre.
02:20Essa investigação retoma estudos que foram iniciados na Apollo 16, já nos longínquos anos 1970, quando astronautas capturaram pela primeira vez imagens dessa camada.
02:33Agora, com instrumentos mais modernos, podemos entender melhor como o clima espacial interage diretamente com a Terra.
02:40E por fim, ainda há uma terceira sonda, esta operada pela NOAA, a Agência de Monitoramento Climático dos Estados Unidos.
02:49Sua função é acompanhar de perto as tempestades solares, fenômenos que podem liberar grandes quantidades de partículas e radiação em direção à Terra.
02:59Ela terá visão privilegiada do Sol e vai poder oferecer dados em tempo real sobre erupções e ejeções de massa coronal.
03:07Essas informações são estratégicas para a segurança de tecnologias que dependem do espaço.
03:13Satélites de comunicação e de navegação, astronautas e até infraestruturas críticas na Terra, como redes de energia elétrica, podem ser afetados por tempestades solares intensas.
03:25Ou seja, teremos um novo sistema de alerta antecipado.
03:30Isso vai permitir que agências e governos tomem medidas preventivas para reduzir riscos e prejuízos.
Seja a primeira pessoa a comentar