00:00Eu acho as manifestações populares extremamente importantes.
00:07Já organizei e já participei de muitas delas.
00:14Nós chegamos à democracia no Brasil através das manifestações populares, das diretas já.
00:23Mas não fosse a sabedoria política, a inteligência, a serenidade, o equilíbrio do saudoso Tanqueiro Neves para lutar no campo próprio, que era o colégio eleitoral, nós não teríamos virado aquela página naquele momento da nossa história.
00:47Se ficássemos apenas nas manifestações populares, Tanqueiro teria fracassado como Ulisses Guimarães fracassou na eleição anterior, no mesmo colégio eleitoral.
01:01O que quero dizer a vocês, objetivamente, é que muitas dessas pessoas que eventualmente tenham sido atingidas, elas, em algum momento da minha vida, foram companheiras de luta, companheiras de caminhada.
01:20Pelo meu histórico político, pelas bandeiras políticas que sempre defendi no campo popular e democrático, já deixei os meus afazeres de secretário para ir panfletar e adesivar ônibus com o pessoal da fibromialgia.
01:40Eles são testemunhas disso e o nome deles estava nessa lista, numa demonstração clara e inequívoca de que não houve má fé em absoluto da minha parte.
01:55Houve um erro que eu assumi e assumo e consigo, repito aqui nos anais dessa casa.
02:03O que quero dizer a essas pessoas atingidas é que pedir a cabeça do secretário, a minha saída, agressões a mim, não vão resolver o problema.
02:19Eu tenho três dias apanhando e o passe-livre não voltou.
02:24Nem vai voltar se eu sair ou se ficar só recebendo xingamentos.
02:29As lições de Tancredo Neves estão aí.
02:33Qual é o lugar próprio para que vocês possam vencer essa luta?
02:39É nos processos.
02:41Vocês utilizarem os recursos que a legislação brasileira confere para quem teve uma decisão contrariada possa recorrer.
02:54Eu sou advogado de formação, já estive como amigo Jorge, hoje é tudo na internet, mas nós somos daquele tempo da mesa de audiência e da barriga no balcão.
03:11Então, eu creio que você também, nós fazemos muitos acordos e para quem não sabe, mas vocês assessorados juridicamente, vocês devem saber que é possível um acordo em qualquer fase do processo antes do trânsito em julgado.
03:31Então, o caminho, talvez o melhor caminho, o caminho mais correto seria de se buscar um acordo no processo.
03:46Porque o acordo faz lei entre as partes.
03:52Então, se alguém quer ajudar vocês objetivamente, não é engrossando o caldo, xingando o secretário ou pedindo a sua cabeça.
04:02Eu não tenho esse poder.
04:04As decisões foram decisões judiciais.
04:08Tanto eu quanto vocês, como qualquer pessoa, temos que cumprir as decisões judiciais.
04:14Então, para concluir, presidente, quero com muita serenidade e tranquilidade apontar os caminhos corretos.
Seja a primeira pessoa a comentar