00:00A atriz franco-italiana Claudia Cardinale, referência do cinema dos anos 60 e inspiração de grandes diretores como Federico Fellini, morreu nesta terça-feira aos 87 anos na região de Paris.
00:12A intérprete morreu junto a seus filhos em Nemur, onde morava. A artista trabalhou com diretores destacados como Luquino Visconti, Federico Fellini e Sérgio Leone.
00:23Por enquanto não foram definidos nem a data nem o local do funeral. O ministro italiano da cultura, Alessandro Giuli, lamentou a morte de uma das maiores atrizes italianas de todos os tempos.
00:35Conhecida por seus papéis em filmes como O Leopardo, Era Uma Vez no Oeste e A Pantera, Cor de Rosa, Claudia Cardinale era uma das atrizes mais emblemáticas do cinema italiano, ao lado de Sofia Loren.
00:47Colaborou com os diretores que promoveram a renovação do cinema italiano, brilhou em Hollywood, na França e até na Alemanha.
00:56A atriz iniciou a carreira atuando em filmes italianos, embora falasse mal a língua e com sotaque francês. Também falava árabe e siciliano.
01:04Aos 22 anos filmou Rocco e seus irmãos, com Luquino Visconti, que um ano depois lhe deu um de seus papéis mais emblemáticos, o de Angélica, em Oleopardo.
01:14No mesmo ano estreou outra obra-prima do cinema italiano, Oito e Meio, de Federico Fellini, que encarna a musa do personagem principal, um diretor.
01:25Frequentemente comparada a Brigitte Bardot, as duas trabalharam juntas no filme As Petroleiras.
01:31Também fez carreira nos Estados Unidos com filmes como A Pantera, Cor de Rosa, de Blake Edwards e As Profissionais.
01:37Inesquecível, em Era Uma Vez no Oeste, filme culto e ítolo americano de Sergio Leone, em que atuou ao lado de Charles Bronson e Henry Fonda,
01:47foi premiada com Leão de Ouro em Veneza, em 1993, e com Urso de Ouro em Berlim, em 2002.
01:53Ouro em Veneza, o Conselho de Ouro em Veneza, o Ministro da Cultura e da Comunicação.
Comentários