Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 5 meses
Singer Joelma's tacacá hit song went viral across Brazil, which highlighted this typical Amazonian dish and its ingredients, such as jambu (acmella oleracea). Although the general public's "discovery" of regional dishes and ingredients is relatively recent in the country, the therapeutic properties of Amazonian flora and fauna are already well-known to scientists. In addition to its use in regional cuisine, the plant has anesthetic, analgesic and anti-inflammatory effects that motivate research in Brazil and throughout the world.


LIBERAL AMAZON

Jambu é aposta para a indústria farmacêutica
“Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa”. O hit da cantora Joelma viralizou pelo Brasil e deu mais evidência ainda a esse prato típico da culinária amazônica e seus ingredientes, como o jambu. Embora a “descoberta” dos pratos e ingredientes regionais pelo grande público seja relativamente recente no País, as propriedades terapêuticas da flora e fauna amazônicas já são velhas conhecidas dos cientistas. Para além do uso na culinária regional, a planta tem efeitos anestésicos, analgésicos e anti-inflamatórios que motivam pesquisas no Brasil e no mundo.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O jambu tem uma substância, que é a principal substância de interesse no mundo todo, que é o espilantol.
00:06O espilantol tem uma diversidade de atividades biológicas, dentre elas a principal que é a anestésica e a analgésica.
00:17Antiflamatória também, antimicrobiana, tem várias atividades.
00:22E é a partir dessas atividades que a gente pensa em desenvolver os produtos para aplicar mesmo em tratamento de diversas doenças.
00:36Primeiramente, nós desenvolvemos o processo de obtenção de insumos para a indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, que foram extratos e óleos de jambu.
00:50A partir de uma tecnologia que se chama tecnologia de extração supercrítica, que utiliza dióxido de carbono como solvente, que é um gás.
01:00Então, no final, nós obtemos um extrato puro sem resíduos de solvente.
01:07O jambu, o mundo inteiro já descobriu isso, acredito que até antes da gente aqui, a versatilidade dele é a grande potência que ele é.
01:17Então, com isso, a gente pensa aqui muito em desenvolver a tecnologia, desenvolver o produto e aplicar aqui também, né?
01:29Nas pessoas que precisam utilizar, tem a matéria-prima aqui, tem o produto, mas às vezes não tem o acesso ao produto com o desenvolvimento tecnológico que ele pode ter.
01:41Então, a gente pensa muito nisso. O mundo inteiro já tem desenvolvido muitas coisas, muitos produtos, muitos processos em cima do jambu.
01:52E aqui a gente ainda tem pouco desenvolvimento em cima dele.
01:58Então, é pensando nisso que a gente vem trabalhando durante esses anos para ajudar a desenvolver a tecnologia em cima desse produto
02:07e também agregar valor, ajudando também até chegar na comunidade tradicional.
02:12Tradicional.
02:14Música
02:15Música
02:16Música
02:17Música
Comentários

Recomendado