00:00O ranking da FIFA é o assunto. A Espanha roubou a cena nas últimas horas e assumiu o topo, com a França colocada em segundo lugar.
00:09Mas e o Brasil? Uma derrota diante da Bolívia fez a seleção brasileira despencar para o sexto lugar, ultrapassada pela seleção de Portugal de Cristiano Ronaldo.
00:21Vamos entender agora um pouquinho, pelo menos um pouquinho, como funciona o ranking da FIFA. Você pode concordar ou não, claro.
00:28É um termômetro do futebol mundial, baseado em pontos. Ganhar de um adversário forte vale mais, enquanto perder para um time mais fraco, como a Bolívia, por exemplo, custa caro.
00:41Empates têm impacto leve e jogos importantes, como eliminatórias ou finais de Copas, têm peso maior.
00:49Uma vitória na final da Copa do Mundo, por exemplo, pode render até 60 pontos. A queda do Brasil é pelo menos um alerta.
00:58Tropeços em jogos, como nas eliminatórias, pesam muito. Enquanto isso, Espanha e França somaram pontos com atuações sólidas.
01:09O ranking da FIFA não é perfeito, eu repito, mas mostra quem está em alta e quem precisa correr atrás.
01:15Para a seleção brasileira, o recado, para mim, é claro. É hora de recuperar a consistência e evitar novos elises, novos tropeços.
01:27Na próxima data FIFA, o Brasil terá a Coreia do Sul e o Japão pela frente fora de casa, para tentar melhorar o futebol apresentado até agora.
01:36E, imagino, ganhar pelo menos alguns pontinhos do ranking da FIFA.
01:41E não vale, como muita gente faz nos últimos tempos, minimizar a situação dessa atual classificação ou do ranking.
01:50O Brasil é o país que mais tempo passou na liderança do ranking da FIFA, desde 1993, quando foi informado.
01:58Quando essa avaliação, na verdade, começou.
02:02Somado os períodos diferentes, o Brasil ficou nada mais, nada menos do que 4.731 dias como líder até março de 2022.
Seja a primeira pessoa a comentar