Defesa afirma que não há provas de que Bolsonaro tenha tentado dar um golpe no Brasil
Advogados do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmaram numa última tentativa de defesa em tribunal na quarta-feira que não há provas de que ele tenha tentado fazer um golpe.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/09/03/defesa-afirma-que-nao-ha-provas-de-que-bolsonaro-tenha-tentada-dar-um-golpe-no-brasil
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00O segundo dia do julgamento de Jair Bolsonaro contou com as alegações por parte das defesas do ex-presidente brasileiro e de três generais, todos acusados de tentativa de golpe de Estado.
00:14Nenhum dos réus esteve presente na sessão do Supremo Tribunal Federal.
00:18O advogado de Bolsonaro, Celso Villardi, argumentou que não há provas que liguem o ex-presidente à tentativa de golpe ou ao motim de apoiantes em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
00:32Ele não atentou contra o Estado Democrático de Direito. E não há uma única prova. Uma única prova.
00:39O advogado também defendeu que as reuniões realizadas por Bolsonaro eram apenas atos preparatórios, sem violência ou grave ameaça, e por isso não configuram crime de golpe de Estado.
00:52As defesas dos generais Augusto Heleno, Braga Neto e Paulo Sérgio Nogueira também negaram as acusações feitas pela Procuradoria-Geral.
01:02No dia anterior, o primeiro do julgamento, coube ao juiz relator Alexandre de Moraes o pronunciamento inicial.
01:10Moraes defendeu a imparcialidade do tribunal.
01:14O procurador-geral da República, Paulo Goné, responsável pela acusação, argumentou que não é necessário consumar um golpe de Estado para que se torne crime.
01:24Quando o presidente da República e o ministro da Defesa se reúnem com os comandantes militares, sob a sua direção política e hierárquica, para concitá-los a executar fases finais do golpe, o golpe ele mesmo já está em curso de realização.
01:43O julgamento do presidente do Brasil está marcado para continuar na terça-feira da próxima semana.
Comente primeiro