00:00Paraibanos e paraibanas, o Congresso Nacional está para votar o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,
00:08ao projeto de lei que criou 18 cadeiras na Câmara dos Deputados, aumentando o total de parlamentares para 531 integrantes.
00:21Essa foi uma medida, um artifício, uma manobra que o Congresso Nacional, que a Câmara, na verdade, arranjou para não permitir a recontagem das cadeiras e prejudicar alguns estados.
00:35No final das contas, é para manter tudo como está.
00:39Mas o presidente Lula vetou essa matéria, que inclusive foi relatada por um paraibano, o deputado federal Damião Feliciano, do União Brasil.
00:48Mas sabe o que é que acontece?
00:50Apesar da Paraíba estar ameaçada de cair de 12 para 10 deputados federais, a Assembleia Legislativa reduzir e perder 6 deputados estaduais de 36 para 30,
01:03não há qualquer comoção, mobilização popular ou social para manter essas vagas.
01:12É como se a população pouco estivesse informada ou se importasse com esse número de representação.
01:20Até os próprios parlamentares, que podem ser prejudicados, não estão se mobilizando no tamanho, na proporção que essa causa demandaria.
01:32E nem estão, muito menos, sensibilizando a população, as instituições, as entidades do Estado sobre o que isso representa na prática para a Paraíba.
01:44Que é o risco de perder, por exemplo, recursos federais, diminuir a possibilidade de alocação de recursos federais.
01:52É da própria Assembleia diminuir o seu tamanho e as regiões do Estado ficarem órfãs, por exemplo, de uma representação daquelas localidades.
02:02Mas, obviamente, diminuindo o número de parlamentares, o alcance da representação popular, em tese, também se subtrai.
02:11Mas não é isso que tem pensado a população paraibana, não é para conter isso que o povo da Paraíba tem se mobilizado, tem se mexido ou tem protestado.
02:24Pelo contrário, da parte do cidadão, do eleitor, há uma total indiferença.
02:31É como se, para o paraibano, tanto faz como tanto fez.
02:37E o mais grave, é como se, para os paraibanos e paraibanas, dois deputados federais a menos, seis deputados estaduais a menos, não fazem a menor diferença.
Seja a primeira pessoa a comentar