Após a formalização da federação entre União Brasil e Progressistas, a chamada União Progressista, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, criticou a participação de integrantes do partido no governo Lula (PT). Segundo ele, ministros do PP não deveriam ter aceitado os cargos na gestão petista.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A gente segue aqui ao vivo repercutindo outras informações após a formalização da federação entre o União e o PP, a chamada União do Progressista.
00:11Na verdade, o presidente do PP, o senador Ciro Nogueira, fez uma crítica sobre a atuação de integrantes da legenda no governo Lula.
00:21Segundo ele, o senador Ciro Nogueira, os ministros do PP não deveriam ter aceitado os cargos na gestão de Lula.
00:31Esta declaração foi no estado de Mato Grosso durante uma visita na capital do estado, em Cuiabá. A gente vai ver agora.
00:40Se dependesse de mim, da senadora Tereza e da senadora Magalhães, eles não tinham nem entrado.
00:45Mas nós estamos agora, nós vamos nos próximos dias, assim que aprovarmos a federação no TSE, vamos reunir dois partidos e proibir qualquer membro do nosso partido sobre risco de expulsão pertencer a esse governo que nós não acreditamos, não temos a menor sinergia, nem defendemos as suas bandeiras.
01:04Não temos nada a ver com esse governo.
01:05Uma fala forte, então, do senador Ciro Nogueira. Dá pra gente ouvir a nossa comentarista rapidamente?
01:13Só sobre essa fala de Ciro Nogueira, a gente viu, então, esse lançamento que teve durante a semana, esta união, os ministros do governo estavam lá.
01:22E agora a gente vê, então, a fala de Ciro Nogueira, que não iria nem mesmo aceitar que esses ministros estivessem na esplanada dos ministérios do presidente Lula.
01:32Vamos ouvir, então, a opinião da Priscila, a professora Priscila Silveira, nesta sexta-feira.
01:39Esta fala de Ciro Nogueira, há de fato uma certeza que haverá uma saída do governo ou é somente um gesto para acalmar os ânimos da oposição que vê esse enfrentamento com o governo Lula, hein, professora?
01:53Eu acho que há de fato ali uma intenção de se descolar do governo, tanto é que eles se juntam, né, no sentido de, na verdade, tirar o lulismo, principalmente para um presidenciável.
02:07Mas eu não sei se de fato, viu, Bruno, isso vai se concretizar, porque muitos interesses, né, que a gente ainda espera nessas águas que vão rolar com relação à questão de política,
02:17ainda em 2026, tudo bem que começou desde agora, mas eles já se movimentam no sentido de lançar uma candidatura e a gente observa, um pouco diferente de outras eleições,
02:28a junção, né, do centro efetivamente com a direita e para poder colocar um candidato deles.
02:34E é importante a gente dizer que Ciro Nogueira é um dos que está ali, né, colocando candidaturas individuais para poder derrotar só no segundo turno,
02:43se juntarem ali para um presidenciável e a gente também observa que é uma queda de braço, porque a gente sabe que quem realmente decide as coisas aqui no Brasil é o centro.
02:53Então eles estão ali jogando de maneira, né, olha, com quem nós vamos ficar?
02:57E colocando, assim, uma inclinação à direita para poder colocar valor nessas candidaturas.
03:03Vamos ouvir a Mônica também, Mônica, qual sua leitura a respeito dessa crítica feita por Ciro?
03:10Está sido a união entre a União Brasil e o Progressistas, dois partidos conhecidos exatamente pelo fisiologismo,
03:16exatamente pelo uso de oportunismo.
03:20Então não espero deles nenhum grande posicionamento, sequer um distanciamento, aproximação.
03:27Eles são meio amebas e vão se movimentando onde houver maior interesse e, como sempre, o interesse deles é exclusivamente eleitoreiro.
Seja a primeira pessoa a comentar