Candidatos de direita e de centro vão a inédita segunda volta nas presidenciais da Bolívia
Os primeiros resultados mostraram que o centrista boliviano Rodrigo Paz surpreendeu ao liderar a corrida presidencial de domingo, com uma provável segunda volta contra o conservador ex-presidente Jorge Quiroga.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/08/18/candidatos-de-direita-e-de-centro-vao-a-inedita-segunda-volta-nas-presidenciais-da-bolivia
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00O candidato centrista Rodrigo Paz garantiu uma surpreendente liderança nas eleições presidenciais na Bolívia, segundo os primeiros resultados.
00:11Com mais de 90% dos boletins contados, Paz recebeu quase 33% dos votos e em segundo lugar ficou o ex-presidente de direita Jorge Quiroga com 26,4%.
00:21Os resultados foram uma surpresa, uma vez que numa eleição com oito candidatos a disputar a presidência, os da direita eram os favoritos à vitória de acordo com as sondagens.
00:34Foram também um duro golpe para o Partido Movimento ao Socialismo após quase 20 anos de domínio.
00:42A eleição do candidato mais moderado, Rodrigo Paz, reflete aparentemente a ambivalência boliviana em relação a uma viragem política para a direita.
00:50Paz tem tentado distanciar-se do partido mais de Morales, que não conseguiu trevar a derrocada económica.
00:58Os candidatos vão para a segunda volta, uma vez que são necessários 50% ou 40% com uma margem de 10 pontos, para uma vitória absoluta.
Comente primeiro