O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou a favor da busca por um acordo de paz abrangente na Ucrânia em vez do cessar-fogo que vinha defendendo. A mudança foi anunciada horas após a cúpula com seu homólogo russo, Vladimir Putin, que não apresentou progressos claros.
00:00O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se disse a favor da busca por um acordo de paz abrangente na Ucrânia em vez do cessar-fogo que vinha defendendo.
00:09Esta é uma mudança na postura do republicano após a cúpula com o colega russo Vladimir Putin.
00:15Em sua rede social Truth Social, Trump escreveu que este caminho é a melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
00:23Um simples acordo de cessar-fogo muitas vezes não se sustenta.
00:27Essa mudança parece favorecer Putin, que há muito tempo tenta negociar diretamente um acordo abrangente e final,
00:36já Kiev e seus aliados europeus veem isso como uma forma de Moscou ganhar tempo para expandir seus ganhos territoriais.
00:44Dirigindo-se a altos funcionários em Moscou, Putin enfatizou neste sábado que a cúpula com Trump foi oportuna e muito útil.
00:51Ele afirmou que, durante a reunião, discutiu maneiras de encerrar o conflito na Ucrânia de forma justa.
00:57Discutimos praticamente todas as áreas da nossa cooperação, mas, antes de tudo, é claro, conversamos sobre uma possível resolução da crise ucraniana de forma justa.
01:11E, claro, tivemos a oportunidade de conversar sobre a gênese e as causas desta crise e a eliminação dessas causas profundas que deve formar a base de um acordo.
01:20No avião de volta a Washington, Trump propôs à Ucrânia uma garantia de segurança semelhante ao artigo 5 da OTAN,
01:32que prevê a defesa mútua entre seus membros em caso de ataque, mas sem filiação formal à Aliança Atlântica.
01:40A informação é da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, de fontes diplomáticas, após um telefonema com Trump.
01:46A Ucrânia quer há muito tempo aderir à OTAN, mas a Rússia citou isso como um motivo para a guerra na Ucrânia e Trump rejeitou repetidamente a ideia.
01:57Após conversar com o presidente americano, os líderes europeus afirmaram estar dispostos a facilitar uma cúpula entre os três líderes.
02:05Em uma declaração conjunta, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os líderes da França, Alemanha e Reino Unido
02:12afirmaram estar dispostos a trabalhar com os presidentes Trump e Zelensky em prol de uma cúpula trilateral.
02:20Agora, as atenções se voltam para a visita de Zelensky a Washington na próxima segunda-feira.
02:25O que você poderia ter sido mais tarde em duas semanas?
02:27Em três dias. Eu ouvi isso de Putin. Em três dias.
Comentários