A polícia da Paraíba fez buscas em uma das casas do influenciador Hytalo Santos. Ele é acusado de expor crianças e adolescentes na internet, e está proibido pela justiça de acessar redes sociais e conviver com os menores.
00:00A polícia da Paraíba fez buscas em uma das casas do influenciador Ítalo Santos.
00:05Ele é acusado de expor crianças e adolescentes na internet e está proibido pela justiça de acessar as redes sociais e conviver com os menores.
00:14A ordem para a polícia era levar aparelhos eletrônicos em uma das casas do influenciador neste condomínio em João Pessoa.
00:22O mandado pedia a apreensão de celulares, computadores, câmeras, HDs e pendrives para a perícia.
00:30Mas os agentes não encontraram nada.
00:32O influenciador já está proibido de acessar os seus perfis na internet e ter contato com os menores que aparecem nos vídeos, além de não poder lucrar com os conteúdos publicados.
00:45Apesar dos milhares de vídeos publicados há cerca de cinco anos, foi do condomínio onde Ítalo mora, na região metropolitana de João Pessoa, que partiu a denúncia ao Ministério Público no ano passado.
00:56Mas medidas só foram tomadas depois da repercussão da denúncia sobre a exploração de menores nas redes.
01:03A meta que gerencia o Instagram e Facebook, o TikTok e o YouTube afirmam que removem conteúdos de conotação sexual infantil, usando tecnologia e profissionais treinados para isso.
01:16Um cuidado que dá pouco resultado na vida real.
01:19Muitos vídeos foram excluídos dos perfis oficiais do Ítalo Santos, mas isso não quer dizer que eles sumiram da internet.
01:27Vou fazer uma pesquisa rápida aqui com o nome do influenciador.
01:30E olha só, os mesmos materiais seguem aqui, só que agora replicados por outras páginas.
01:36Ou seja, seguem alcançando cada vez mais e mais pessoas, sem que as plataformas derrubem os vídeos.
01:43Quando é do interesse da plataforma, eles são muito eficientes em retirar conteúdo, como é o caso dos direitos autorais.
01:51Como as plataformas não são reguladas no país, elas não precisam assumir responsabilidade pelo conteúdo que está online.
02:01Então, a não ser que tenha uma decisão judicial ou um escândalo na imprensa,
02:06elas fazem vista grossa e acabam deixando passar porque isso faz parte da forma como elas funcionam.
Seja a primeira pessoa a comentar