Nesta terça-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky classificou como “vitória pessoal” para Vladimir Putin a próxima reunião do líder russo com Donald Trump, marcada para sexta-feira no Alasca. O encontro deve tratar de uma possível solução para a guerra.
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
00:00O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou nesta terça-feira que a próxima reunião entre Vladimir Putin e Donald Trump
00:08representa uma vitória pessoal para o líder russo, ao mesmo tempo em que descartou qualquer retirada de suas forças da região de Donbass, no leste da Ucrânia.
00:16Zelensky confirmou à imprensa que grupos de soldados russos avançaram cerca de 10 quilômetros em partes da linha de frente, mas garantiu que seriam destruídos.
00:24Esses avanços levantam temores de uma vantagem para o Kremlin antes da aguardada cúpula no Alasca entre Putin e o colega americano, que devem discutir uma possível solução para o conflito.
00:34Uma das saídas mencionadas pelos Estados Unidos, sem maiores detalhes, seria uma troca de territórios entre os dois países, proposta rejeitada por Kiev e aliados europeus.
00:43O chefe da diplomacia americana Marco Rubio e o chanceler russo Sergei Lavrov tiveram nesta terça-feira uma conversa por telefone para discutir a preparação da cúpula.
00:52Mais cedo, o secretário de Estado americano declarou que, para Trump, um encontro com Putin não é uma concessão.
00:59Já a porta-voz da Casa Branca, Carolyn Leavitt, informou que a cúpula será realizada em Anchorage, principal cidade do Alasca.
01:07Acredito que este seja um exercício de escuta para o presidente.
01:10Veja, apenas uma parte envolvida nesta guerra estará presente.
01:13E isso é para que o presidente vá e obtenha novamente uma compreensão mais sólida e melhor de como podemos, com sorte, encerrar esta guerra.
01:20Levitt acrescentou que Trump espera que, posteriormente, ocorra um encontro entre as três partes, incluindo então Zelensky.
01:28E para terminar esta guerra e para parar a morte que have ido por muito tempo.
Seja a primeira pessoa a comentar