Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 6 meses
Secretário confirma nove mortes em explosão e descarta chance de sobreviventes em Quatro Barras

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Sim, nós temos vários vestígios que foram retirados, colhidos pelo pessoal da Polícia Científica.
00:08A informação é que eram nove pessoas que estavam trabalhando naquele local no momento da explosão.
00:16Infelizmente, nós não trabalhamos mais com a possibilidade de sobreviventes.
00:20Então, a área está isolada. Encerramos as buscas agora às 18 horas.
00:26Nós reiniciaremos amanhã às 7 horas com o Batalhão de Operações Especiais, com o Bombeiro, com a Polícia Científica também, fazendo a coleta de todos os vestígios.
00:36Os corpos foram fragmentados, infelizmente, diante da energia da explosão.
00:42E agora também cabe o comparativo de exame de DNA que está sendo feito pela Polícia Científica com o material que já foi coletado das famílias das pessoas que estavam trabalhando.
00:56Em relação à identificação das pessoas, a empresa vai passar posteriormente, mas também cabe a identificação por parte da Polícia Científica, que levará alguns dias para que esses exames sejam terminados.
01:07Pode explicar, tecnicamente, esse espaço, o que funcionava, como operava ali e por que eles armazenavam explosivos naquele local?
01:15Olha, a empresa é toda construída de forma a atuar numa situação como essa, são quase como se fossem trincheiros que invibializam e a situação de que as explosões peguem em outros barracões.
01:29Então, ela é construída com essa arquitetura.
01:31Então, o material, a princípio, é em torno de 500 quilos de explosivo que estavam sendo trabalhados, que era normal para a empresa.
01:40E tudo isso vai ser relatado depois no relatório da Polícia Científica, também com todo o apoio da empresa, com os engenheiros.
01:47Já foi instaurado um procedimento pela Polícia Civil, a delegada responsável pelo caso de STAC também, a Polícia Científica está aqui também,
01:54para identificar as filmagens da empresa, também já foram solicitadas e fornecidas pela empresa, para identificar o que causou esse acidente.
02:04Você mencionou 500 quilos de explosivos, você já sabe dizer que explosivos eram?
02:08TNT e Pentanite, mas o pessoal do Batalhão de Operações Especiais, o Esquadrão Antibombas, pode falar com mais propriedade sobre o material que estava no local.
02:17Secretário, a investigação da polícia...
02:20... chegando ao trabalho...
02:21A identificação das pessoas será passada, a lista das pessoas que deveriam estar ali, pela empresa, como eu falei.
02:29A identidade vai ser confirmada depois de vários exames feitos pela Polícia Científica.
02:37Então eram nove pessoas, pelo que consta, foi na passagem de turno, a ocorrência entrou para o bombeiro militar às 6h15 da manhã,
02:44o sinistro foi às 5h55 a princípio, e a primeira viatura de bombeiro que chegou aqui chegou por volta das 6h20 da manhã.
02:52Senhor, pode falar um pouquinho do cenário? Você falou mais cedo sobre uma cratera que acabou se abrindo ali da estrutura do prédio, esse local onde eles estavam sobrados?
03:00Nada.
03:00Não, não sobrou. Como eu falei, toda a arquitetura da empresa é focada para, como se nós tivéssemos trincheiras, que dão mais segurança para toda a empresa.
03:14Mas houve, diante da energia da explosão, houve sim um deslocamento de terra, um deslocamento de material ali nessa explosão.
03:24Secretário, essa investigação da polícia, o senhor falou em câmeras, ela pode contar com imagens do local, dá para salvar, tem um backup disso,
03:32e o que mais que a polícia pode contar para chegar a uma justificativa para o que aconteceu?
03:37Veja, a empresa está colaborando desde o início com a segurança.
03:43Tanto é que no combate e no resfriamento de todo o material, a brigada da empresa auxiliou o bombeiro.
03:50Foi solicitado pela delegada, que a autoridade de polícia judiciária, todas as filmagens também já foram fornecidas pela empresa
03:58para depois, com base nas filmagens, nas imagens, nas testemunhas que foram ouvidas, nos laudos periciais que serão apresentados pela polícia científica,
04:10no relatório do bombeiro militar, se chegar a uma conclusão do que aconteceu nessa catástrofe, infelizmente.
04:17A Secretaria estrutura um esquema especial para apressar a identificação dos corpos, o que o senhor tem planejado para isso?
04:24Sim, nós já temos. O efetivo da polícia científica, nós temos quatro equipes trabalhando para isso, passaram o dia todo trabalhando,
04:33amanhã retornarão às sete horas da manhã, todas as equipes retornarão para que a gente conclua esses laudos o mais rápido possível.
04:39A princípio, você pode dizer o que sobre as causas? Foi algo que gerou esse impacto?
04:44Olha, é muito prematuro, seria irresponsável, de minha parte, fazer qualquer afirmativo, sem os laudos da polícia científica e de todo o processo terminado.
04:55O episódio deixou quantos feridos?
04:58A gente vai ouvir a parte ainda mais, a questão de documentação, regularidade, tudo isso, para vocês, em forma que está ok?
05:04Eu entendi.
05:05A questão de documentação, regularidade das atividades na empresa.
05:08Sim, não foi apresentado nada de regular até o momento. Como eu falei, a empresa está colaborando conosco desde o início desse acidente e ao final nós teremos qual foi a causa, qual foi o motivo,
05:23se falha humana ou se falha mecânica, enfim, qual foi o motivo será evidenciado pela polícia científica.
05:29O episódio deixou quantos feridos, secretário, confirmados?
05:32A informação que nós tínhamos era para ter nove pessoas nesse local, três mulheres, seis homens e também de sete pessoas que tiveram ferimentos leves e foram socorridos.
05:46Então, essas são informações que nós tínhamos até o momento.
05:49Não localizamos nenhum sobrevivente até o momento dessas nove pessoas, infelizmente.
05:53Então, a polícia científica e a estrutura que está trabalhando na apuração não trabalham mais com a hipótese de encontrar sobreviventes entre os nove que estão desaparecidos, é isso?
06:05Não, nós não temos mais a possibilidade de encontrar sobreviventes dentre essas nove pessoas que eram para estar nesse ambiente.
06:15Se estão as nove da lista de trabalhadores, nós não sabemos ainda o que carece no exame de DNA para ver se aqueles fragmentos de corpos são das pessoas que trabalham ali, infelizmente.
Comentários

Recomendado