Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 5 meses
Transcrição
00:00Com um pico na madrugada desta terça-feira, a chuva de meteoros Perseidas está ativa desde o dia 17 de julho e deve terminar em 24 de agosto.
00:10Esse fenômeno ocorre enquanto a Terra passa pelo caminho dos detritos do cometa 109P Swift-Tuttle, na constelação de Perseus.
00:18Aqui no Brasil, a vista não é tão espetacular quanto nos países do hemisfério norte, mas é possível testemunhar algumas estrelas cadentes depois da 1h30 da manhã no horário de Brasília, especialmente nas regiões norte e nordeste.
00:29A chuva permanece ativa até o amanhecer, por volta das seis.
00:32As melhores exibições para todo o país ocorrem pouco antes desse horário, já a partir das três e meia da madrugada.
00:40Em nosso site, através do QR Code em sua tela, você encontra uma tabela da Rede Brasileira de Observação de Meteoros com as taxas de meteoro por hora esperadas para cada capital brasileira.
00:50Em condições ideais, por exemplo, moradores de Macapá podem ver até 15 fenômenos luminosos por hora.
00:55Por outro lado, em Florianópolis, a taxa de visualização pode ser de apenas um meteoro a cada duas horas.
01:03A recomendação é procurar olhar na direção oposta à lua, onde o seu brilho tem menor influência e ofusca menos as luzes mais tênues.
01:11Não precisa de telescópios, câmeras, nem qualquer equipamento espacial.
01:15Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu.
01:19Um aplicativo de observação como Estelarion, Starwalk ou Sky Safari pode ajudar a encontrar a constelação de Perseus.
01:26E se ver alguma estrela cadente passando, não esqueça de fazer um pedido.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado