Trump e Putin vão se encontrar no Alasca em meio a um impasse nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. A reunião marca a retomada do diálogo presencial entre os líderes após mais de cinco anos.
Vídeo: AFP Foto: Ukrainian Presidential Press Service
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
00:00O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que vai se reunir com o colega russo Vladimir Putin na próxima sexta-feira no estado americano do Alasca.
00:10O magnata busca encerrar o conflito na Ucrânia e já conversou várias vezes por telefone com o líder russo nos últimos meses.
00:17Esta será a primeira reunião presencial entre os dois desde junho de 2019 no Japão, durante o primeiro mandato do republicano.
00:24Trump havia dado à Rússia um ultimato de dez dias, que terminava nesta sexta, para avançar nas negociações com a Ucrânia, sob ameaça de novas sanções a parceiros comerciais de Moscou, como China e Índia.
00:36A ofensiva russa contra a Ucrânia, lançada em fevereiro de 2022, deixou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados e grande destruição.
00:43Para encerrar o conflito, Moscou exige que a Ucrânia ceda quatro regiões parcialmente ocupadas, Donetsk, Lugansk, Zaporizhia e Kherson, além da Crimeia, anexada em 2014, e que renuncia ao envio de armas ocidentais e a adesão à OTAN.
00:59Os pedidos são inaceitáveis para Kiev, que quer a retirada das tropas russas e garantias de segurança ocidentais, incluindo o fornecimento contínuo de armas e o envio de um contingente europeu, algo que Moscou rejeita.
01:10A Ucrânia, também em coordenação com aliados europeus, propõe um cessar-fogo de 30 dias, recusado pela Rússia.
01:18Nesta sexta, Trump mencionou ainda uma troca de territórios para benefício de ambos em caso de um futuro acordo entre Moscou e Kiev, mas sem dar detalhes.
Seja a primeira pessoa a comentar