00:00O VAR é uma grande emoção, né? E a emoção pode aumentar mais. Antes do campeonato mundial do próximo ano, o VAR pode ter poderes para decidir escanteios e segundo cartões amarelos.
00:12O Conselho de Arbitragem Internacional, que decide tudo isso, vai além. Está sendo discutida a ideia de mudar a lei dos pênaltis.
00:22O que está sendo analisado é não permitir mais que o cobrador da penalidade ou seus companheiros de equipe tenham, digamos, uma segunda chance se o goleiro defender a penalidade.
00:35Você sabe como funciona hoje. Quem defende a mudança entende que o time que recebeu o direito de cobrar já tem vantagem suficiente.
00:44E isso evitaria, entre outras coisas, o problema de outros jogadores invadirem a área antes da penalidade ser cobrada.
00:53Com relação à intervenção em casos de segundo cartões, o argumento de quem defende para conseguir uma mudança é que com o segundo cartão amarelo e a expulsão,
01:05consequência, não é? O jogo pode ser afetado se não for uma decisão justa, correta.
01:10Os membros do Conselho de Arbitragem vão avaliar também se a extensão dos poderes do VAR levaria a um inaceitável aumento de tempo nas decisões.
01:22Sobre a mesa também está para ser considerada uma ajuda do VAR quando o escanteio for marcado erroneamente, se a bola tocar em um atacante e não no defensor.
01:33A próxima reunião anual vai acontecer em novembro deste ano, novembro próximo, e depois os assuntos serão votados em março, março de 2026.
01:46E aquilo que for aprovado entrará em vigor a partir do dia 1º de junho, a tempo, para a próxima Copa do Mundo.
01:55Pode vir mudança importante por aí. Pela frente. Até a próxima.
Seja a primeira pessoa a comentar