00:00O passinho de BH é muito conhecido pelas suas características de ser uma dança que é mais em grupo, é menos individual.
00:13Muita influência do passinho foda, que é o passinho do Rio de Janeiro, mas também mais influência ainda do Miami, que é uma dança que vem lá dos Estados Unidos.
00:21E quando chegou aqui em BH, ele ganhou outra forma, ganhou outra corporalidade, principalmente nas periferias daqui de BH e região.
00:32Uma diferença do passinho foda também é essa troca de peso.
00:35Às vezes no passinho foda pode ser que alguns movimentos vão ser seguidos, de você ficar com o peso na mesma perna, e o passinho de BH já é geralmente sempre direita e esquerda.
00:44Então tem sempre esse balanço.
00:46O funk tem várias vertentes, eu vejo como se fosse aquele desenho do Atatá, que tem a terra, a água, o vento, o fogo.
00:57Eu vejo o passinho foda como se fosse o vento, que é algo que é mais leve, mais para o alto o tempo inteiro.
01:04O passinho de BH, antes eu via muito como terra, por ser muito chão, mas hoje em dia já tem uma outra variação do passinho de BH que chama rabiscado,
01:12e ela é mais para o alto também, mas sempre tem essa troca de peso.
01:17Então hoje em dia eu vejo o passinho de BH como se fosse a água, como se fosse o rio, como se fosse o mar que está sempre ali, né, te sacudindo esse balanço.
01:25E aí, como você está dançando o balado que é mais gostosinho, é o mar mais calmo, quando você está dançando o rabiscado que é mais pulado, já é o mar mais agitado.
01:44Tchau!
Comentários