O Irã disse que ainda não há ‘plano’ para retomar as negociações nucleares com os Estados Unidos, ao contrário do que o presidente Donald Trump anunciou após a trégua que encerrou uma guerra de 12 dias entre Teerã e Israel.
00:00O Irã declarou que ainda não há um plano para retomar as negociações nucleares com os Estados Unidos.
00:08O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araki, afirmou que especulações sobre a retomada das negociações não devem ser levadas a sério.
00:17Ele se referia ao anúncio do presidente Donald Trump após a trégua que encerrou uma guerra de 12 dias entre Teherã e Israel.
00:24O presidente americano garantiu que conversariam com o Irã na próxima semana e chegou a mencionar a possibilidade de assinar um acordo sobre o programa nuclear de Teherã.
00:35Mas a sexta rodada de negociações, agendada para 15 de junho sob a mediação do sultanato de Oman, foi cancelada devido ao conflito desencadeado dois dias antes pelo ataque israelense ao Irã.
00:46A República Islâmica defende seu direito de desenvolver o programa nuclear para fins civis e nega qualquer tentativa de desenvolver uma bomba atômica.
00:56O impacto dos repetidos ataques israelenses e dos bombardeios americanos contra suas instalações nucleares ainda está em discussão.
01:04A Agência Internacional de Energia Atômica considera impossível calcular os danos e solicitou acesso aos três locais.
01:12Apesar da pressão ocidental e das ameaças diretas dos Estados Unidos e de Israel, antes do conflito, o Irã enriquecia a urânia a 60%, se aproximando do nível de 90% necessário para fabricar uma arma atômica.