"O Marinheiro do Rio Cachoeira" conta parte da história do rio que já foi um dos mais poluídos do sul do Brasil, sob o olhar do marinheiro aposentado Adilson Lopes da Silva, e revela sua surpreendente recuperação ambiental.
00:30Estão livres dentro do rio, na região onde está a maior concentração urbana da mais populosa cidade do estado de Santa Catarina.
00:42Eles convivem com dezenas de outras espécies de aves, peixes, tartarugas de água doce, répteis e roedores, entre outros animais.
00:50Apesar de toda essa vida, o lixo, o esgoto, a poluição e a prática de crimes ambientais ainda são rotinas de descasos contra o rio Cachoeira.
01:03Às margens do rio Cachoeira encontramos ruínas estranhas.
01:09Vestígios de um passado longínquo, elas serviam como cabeços que recebiam os cabos de barcos e navios que atracavam nos cais de Joinville.
01:18Com o início da colonização alemã de Joinville, a partir de 1851, o rio Cachoeira foi transformado na principal via de entrada e saída de produtos em matéria-prima.
01:32Por um século, o Cachoeira recebeu centenas de navios, embarcações e marinheiros.
01:38O marinheiro Adilson Lopes da Silva sonha em ver o retorno da navegação no rio Cachoeira.
01:46Ele também gostaria de fazer a travessia do canal do linguado, como fizeram seus pai e avô, que também eram marinheiros.
Seja a primeira pessoa a comentar