Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 10/06/2025
Para marcar o Dia Nacional da Imunização, comemorado nesta segunda-feira (9), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba realizou uma ação especial de vacinação contra a gripe em dez terminais de ônibus da cidade. Equipes estiveram nos locais das 18h às 20h, aproveitando o horário de maior circulação para ampliar o acesso à imunização e conscientizar a população sobre a importância da vacina, especialmente neste período de aumento dos casos respiratórios.

A ação aconteceu nos terminais Campina do Siqueira, Bairro Alto, Cabral, Boqueirão, Pinheirinho, CIC, Tatuquara, Portão, Capão da Imbuia e Sítio Cercado. No terminal do Pinheirinho, onde a reportagem do Portal XV Curitiba esteve presente, a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, falou sobre o objetivo da mobilização. “Neste momento, Curitiba passa pelo período de sazonalidade, quando os quadros respiratórios aumentam. A vacina não impede que a pessoa contraia a gripe, mas evita complicações graves. A vacinação é uma forma de proteger e cuidar da população”, afirmou.

Segundo Tatiane, nas últimas quatro semanas o número de atendimentos por síndromes gripais cresceu de 17 mil para 21 mil por semana na rede municipal. Embora a maioria dos casos seja leve, essa demanda acaba pressionando as unidades de saúde. Por isso, a SMS reforça a importância da imunização e também incentiva o uso do atendimento remoto, por meio do número 3350-9000, como alternativa para casos leves.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Claro, opa, e não dói nada, de graça, aqui não dói nada, não, rapidinho, um monte de gente pra vacinar e não dói nada, não, os dias é fico leve, vai lá.
00:08Então, nós estamos numa ação intensiva, né, com a vacinação, porque neste momento Curitiba passa pelo momento de sazonalidade, em que os quadros respiratórios, eles aumentam.
00:19Isso acontece anualmente, mas a vacina é a forma correta de prevenir, né, então sabemos que a vacina, ela não evita de eu ter o quadro de gripe, mas ela evita de eu complicar.
00:31E nas últimas quatro semanas, Curitiba tem aumentado diariamente o número de atendimentos em toda a nossa rede.
00:39Começamos aí há quatro semanas com 17 mil atendimentos semanais de quadros respiratórios, chegando agora, na quarta semana, com 21 mil atendimentos.
00:49Isso acaba sobrecarregando a rede, felizmente a maioria são quadros leves, 85% são pacientes com sintomas leves, um quadro gripal, que poderia inclusive ser atendido pelo nosso teleatendimento.
01:04Estamos pedindo para a população ligar no 33509000, pra que isso aconteça de forma muito tranquila, não precisa ficar em grandes filas dentro das unidades de pronto atendimento, que nesta época do ano são as que mais sofrem.
01:17A vacina descentralizada é uma forma de levar o acesso à população à vacinação.
01:24Entendemos que são trabalhadores, a população tem momentos em que tem dificuldade de se deslocar até as unidades de saúde.
01:32Lembrando que as 109 unidades de saúde, elas estão abertas o dia todo vacinando, mas é aqui onde a população circula mais que nós estamos levando a vacina.
01:42Foram 40 pontos diferentes de vacinação neste período, nos propiciou vacinar mais de 100 mil pessoas neste período.
01:52Então, é uma ação para facilitar o acesso da população.
01:56Ainda há o objetivo da prefeitura de atingir o público-alvo da vacinação, chegar ali perto dos 90%?
02:01Sempre. Nossa grande preocupação, e aqui eu coloco a síndrome respiratória aguda grave, o SRAG, que acomete mais as crianças e os idosos.
02:14São o público-alvo, inclusive no Ministério de Saúde, a nossa perspectiva é alcançar 90% dessa população-alvo.
02:22Até o momento foram 45% do grupo de risco, aí estamos aí na metade, queremos sim chegar aos 90% e pedir uma colaboração da população.
02:33A campanha este ano é vacinar e é cuidar. Por quê?
02:36Porque a vacina da gripe, ela está aberta a todo o público-alvo.
02:41Mas quem mais é cometido com caso grave? É o idoso, a criança, a gestante.
02:45Pedimos que a população nos apoie, se encontrar alguém com esse perfil, conversar sobre a vacina, vacina segura, uma vacina consolidada, todos os anos tem.
02:54Então pedimos o apoio da população agora em relação à vacinação.
02:58E lembrando que, além da vacinação, a prevenção da gripe, dos quadros virais, ainda segue o uso da máscara para casos sintomáticos.
03:07Estou com sintomas? Use a máscara. Estou protegendo a mim? Estou protegendo quem está perto.
03:12Também a lavagem de mãos, a velha igual lavagem com água e sabão e até o uso do álcool gel.
03:18São formas de prevenir.
03:19Essa ação no terminal é só hoje?
03:22Sim, nós começamos esta semana com as ações nos terminais, mas já fomos em ruas da cidadania, igrejas, mercados.
03:29Mas hoje é o dia, 6 de junho é considerado o dia mundial de combate, inclusive a prevenção através da imunização.
03:39Então achamos, trazendo o terminal hoje, pela maior circulação de pessoas, tentar alcançar o máximo possível de pessoas para vacinação.
03:48Secretária, mas antes que a falava do uso de máscara, recentemente São José dos Pinhais, na região metropolitana,
03:53determinou já o uso de máscaras nas unidades de saúde.
03:56Alguma previsão disso acontecer em Curitiba?
04:00Nós já estamos com os profissionais de saúde, com o uso de máscara, os pacientes que chegam para atendimento,
04:07eles já recebem uma máscara na recepção, pacientes sintomáticos, então a gente já começou em todas as unidades de saúde com esse trabalho.
04:15E documentação, o que precisa apresentar? Precisa da carteira de vacinação ou só com o documento já consegue se vacinar aqui no terminal?
04:22Somente com o documento você já consegue se vacinar, inclusive a gente sempre orienta que baixe o aplicativo,
04:29porque ali também tem a nossa carteira digital, também recebemos os avisos, pode ser feito inclusive em uma teleatendimento,
04:36você receber sua receita, o teu atestado via o aplicativo, então o aplicativo é uma ferramenta muito importante que nos apoia,
04:43mas basta chegar com a sua carteira de identidade que você vai ser vacinado.
04:47Obrigado.

Recomendado