Um grande número de israelenses percorreu Jerusalém Leste nesta segunda-feira em uma marcha marcada por tumultos com palestinos por ocasião das comemorações anuais da ocupação israelense da parte oriental da Cidade Santa. O ministro israelense da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, da extrema direita, visitou a Esplanada das Mesquitas, um ato que tanto os palestinos quanto os países árabes consideraram uma provocação.
00:00Uma marcha nacionalista nesta segunda-feira em Jerusalém foi marcada por tumulto.
00:09Um grande número de israelenses percorreu Jerusalém Leste por ocasião das comemorações anuais da ocupação israelense da parte oriental da Cidade Santa.
00:18Israel conquistou e anexou Jerusalém Leste ao final da Guerra Árabe-Israelense de 1967, uma anexação não reconhecida pela comunidade internacional.
00:28Para os israelenses, o Dia de Jerusalém comemora o que eles consideram a reunificação da cidade.
00:34A cada ano, milhares de nacionalistas religiosos, em sua maioria, desfilam pelas ruas da Cidade Santa.
00:41Muitos palestinos consideram a marcha uma provocação deliberada, especialmente no contexto da guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.
00:53Na tarde desta segunda-feira, vários grupos de jovens foram vistos atacando comerciantes palestinos, pedestres e estudantes, assim como ativistas israelenses defensores dos direitos humanos e a polícia.
01:05O ministro israelense da Segurança Nacional, Itamar Bengvir, de extrema direita, visitou a Esplanada das Mesquitas, um ato que tanto os palestinos quanto os países árabes consideram uma provocação.
01:18A Esplanada das Mesquitas é o terceiro lugar mais sagrado do Islã.
01:23Para os judeus, que se referem ao local como o Monte do Templo, é o local mais sagrado do judaísmo.
01:29É oлыmo mais sagrado, é o núcleo mais sagrado do Islã.