No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o atleta falou da emoção da conquista e compartilhou como foram os desafios até chegar ao local mais alto do pódio.
00:00Eduardo Augusto, que tá com a gente agora ao vivo no programa Olho Vivo, foi vencedor na sua categoria no Jiu-Jitsu Juvenil, em uma competição que aconteceu em Roma, na Itália.
00:14Ele tá agora em Souza e conversa com a gente no programa Olho Vivo. Boa tarde, Eduardo Augusto, bem-vindo aqui ao nosso programa, tudo bem?
00:22Boa tarde, José Neto, tudo bem? Queria estar agradecendo por ter o convite e estar participando aqui, estou muito grato.
00:32A alegria é toda nossa. Eduardo Augusto, ele foi campeão na sua categoria no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que aconteceu em Roma, na Itália.
00:44E ele esteve, inclusive, representando a cidade de Souza. Tá ele ao lado do Coliseu, segurando a bandeira da cidade de Souza, no sertão paraibano.
00:56Eduardo Augusto, fala pra gente como foi participar desse campeonato em Roma, lá na Itália.
01:03Foi um campeonato muito bom, um campeonato de alto nível, né, que eu participei lá em Roma, na Itália.
01:10Graças a Deus, me consagrei campeão nesse campeonato. Tive uma preparação muito intensa, dei meu suor nos treinos e foi uma experiência incrível de estar participando de um campeonato como esse e estar representando a cidade de Souza.
01:29Eduardo, fala pra gente como foi que você descobriu o Jiu-Jitsu, como foi que você começou a praticar o Jiu-Jitsu?
01:37Eu comecei o Jiu-Jitsu com 10 anos de idade.
01:43Eu comecei a praticar por causa que, pra quem não sabe, eu tenho TDAH.
01:48E minha médica disse que era bom eu começar em algum esporte.
01:53Então, na minha antiga cidade que eu morava, Monteiro, eu procurei por várias academias, de Maitá e Karate.
01:59E nesse dia que eu fui na de Maitá e tava fechado, então eu fui na academia de Jiu-Jitsu.
02:06Então, fiz uma aula experimental, gostei muito do treino e desde hoje não parei, sempre aí dando o meu melhor no Jiu-Jitsu.
02:16Ah, então você descobriu o Jiu-Jitsu, a gente pode dizer que por acaso, né, você não era a sua primeira opção.
02:22Não, não era. Eu descobri o Jiu-Jitsu, gostei muito, assisti a aula lá, fiz um treino e gostei muito do esporte e até hoje já não parei.
02:33Eduardo, e a inscrição pra participar desse campeonato em Roma?
02:38Como foi esse processo e até mesmo a experiência de participar de um campeonato como esse e de ser o vencedor na sua categoria Infante Juvenil?
02:47Foi uma experiência incrível de estar participando de um campeonato desse, de estar tendo a vitória lá, sabendo que cada treino, cada suor que eu derramei no tatame valeu a pena.
03:03E, assim, os custos pra esse campeonato são uns custos bem altos, né, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui estar trazendo o melhor resultado.
03:13Eduardo, como foi pra você ser o vencedor? O que foi que passou pela sua cabeça? Como foi a experiência de estar ali, né, se dedicando e ver que toda essa luta, todo esse esforço foi recompensado com a medalha de ouro?
03:31É, assim que eu ganhei, quando eu tava prestes a subir no pódio, eu só pude imaginar como eu estava grato em estar ali naquele momento, agradecer a Deus primeiramente a todos que me ajudaram.
03:45E foi uma experiência, assim, muito boa de estar participando e de estar subindo, graças a Deus, no lugar mais alto do pódio.
03:54Quais foram os maiores ou os principais desafios que você enfrentou na competição ou até mesmo antes de ir a Roma, na Itália, pra participar desse campeonato europeu?
04:06Os maiores desafios foi principalmente o financeiro, né, porque como eu tinha dito, é um campeonato que tem um custo muito elevado, que vai de inscrição, hospedagem, passagem e assim, né, mas graças a Deus deu certo.
04:23Meu outro desafio também que eu tive pra esse campeonato foi a dieta, né, que sempre tem que estar tendo uma preparação, fiz uma dieta aí bem intensa e os treinos que se intensificaram mais pra poder estar participando de um campeonato de alto nível desse.
04:40A sua rotina, Eduardo, como é a sua rotina dos treinos aqui em Souza?
04:44Minha rotina de treino vai de musculação até o jiu-jitsu, entre eles tem psicólogo e nutricionista, eu faço musculação três vezes na semana e treino jiu-jitsu todos os dias.
04:59Eu tenho dois professores pra treino personalizado, meu professor Atalho do Filho e meu professor Igor Venanço, treino com os kids, que é com as crianças e também com os adultos.
05:09E também tem o meu professor de musculação, que ele faz força, potência e velocidade, que é meu professor, meu personal Edielton Júnior.
05:20Então, esses são aqueles que estão ao seu lado todos os dias?
05:24Sim, são esses.
05:25Qual a importância da sua família, dos seus pais, da família em geral, pra que você pudesse ir a Roma, lutar pelo seu objetivo e conquistar essa medalha?
05:37É, assim, minha família sempre, desde quando eu ganho, perco o campeonato, eles sempre estão me apoiando e, dependentemente do resultado, eles sempre estão dando o máximo pra poder me ajudar, se esforçando e é isso.
05:56Muito bacana, muito bacana.
06:00Agora, o que é que você espera?
06:02Você participou de um campeonato a nível internacional, campeonato europeu, na sua categoria conquistou a medalha de ouro.
06:10E agora, o que é que você espera a partir de agora?
06:14Quais são os próximos passos?
06:16O que é que você sonha a partir de agora pra sua carreira enquanto atleta?
06:21Mas, acima de tudo, o que é que você visumbra a partir de agora?
06:25É, a partir de agora, como eu já conquistei o título europeu na Itália, eu pensei em conquistar mais os três títulos pra poder completar o grandes lá no jiu-jitsu,
06:36que vai ter agora o brasileiro e estou à procura de patrocinadores que possam me ajudar pra também ir pra o Pan Kids nos Estados Unidos.
06:46E agora vem o brasileiro, que é o maior campeonato do mundo, né?
06:53E minha meta é essa, completar o Grand Slam com a medalha do europeu, Pan Kids, sul-americano e brasileiro.
07:01Muitos jovens estão nos acompanhando agora, crianças, até adultos também, mas principalmente para tantas crianças e adolescentes que podem estar agora nos acompanhando,
07:12os pais, os pais, as famílias, o que você diria pra quem, muitas das vezes, olha pra o jiu-jitsu, pode até ter o desejo da prática, de querer conhecer mais, de, assim como você também, ser um atleta do jiu-jitsu ou alguma outra modalidade?
07:29O que você diria pra esses jovens?
07:31Uma coisa que eu sempre digo, até pra mim mesmo, é nunca desista.
07:38Se você quer começar no jiu-jitsu ou em qualquer esporte, procure uma academia que seja perto da sua cidade, comece a fazer um treino e desde aí nunca desista.
07:50Sempre quando você quer uma coisa, foque nessa coisa, foque no seu objetivo, que você um dia vai chegar lá.
Seja a primeira pessoa a comentar