Lula encerrou a viagem à China com vários acordos na bagagem. Um deles promete tirar um antigo sonho do papel: a ligação do Brasil com o Oceano Pacífico. O presidente também esclareceu um assunto que teria gerado polêmica: a regulação do TikTok.
00:00O presidente Lula encerrou a viagem à China com vários acordos na bagagem.
00:04Um deles promete tirar um antigo sonho do papel, a ligação do Brasil com o Oceano Pacífico.
00:10O presidente também esclareceu um assunto que teria gerado polêmica, a regulação do TikTok, que é chinês, aqui no Brasil.
00:17Os detalhes com a correspondente em Pequim, Maju Arruda Leite.
00:21Numa entrevista coletiva em Pequim, o presidente Lula foi perguntado sobre um suposto mal-estar no jantar oferecido pelo líder chinês Xi Jinping.
00:30O ministro teria vazado a informação de que a primeira-dama Janja reclamou dos efeitos nocivos da rede social TikTok no Brasil.
00:39Lula disse que foi ele quem tocou no assunto com o líder chinês e negou qualquer constrangimento.
00:44Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja.
00:47Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para a gente discutir a questão digital.
00:58E, sobretudo, o TikTok.
01:02E aí a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo, contra as mulheres e contra as crianças.
01:12Foi só isso.
01:13Lula aproveitou para dar uma bronca na delegação, já que alguém que estava no jantar reservado vazou a informação.
01:21Além de Janja, participaram 11 ministros de Estado, o presidente do Congresso e o vice-presidente da Câmara.
01:27O presidente Lula encerra a viagem à China com assinatura de 36 acordos em áreas como energia, agronegócio, tecnologia e infraestrutura.
01:38Foi oficializada a intenção dos dois países em cooperarem projetos no PAC, incluindo a rodovia bioceânica.
01:45O objetivo da obra é ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, criando uma rota direta para o envio de produtos brasileiros aqui para a China.
01:54A ferrovia, que deve ter 3 mil quilômetros, por enquanto ainda não foi desenhada, mas está prevista para ligar a cidade de Ilhéus, na Bahia, ao recém-inaugurado porto de Chiang Kai, no Peru.
Seja a primeira pessoa a comentar