Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 8 meses
Julho de 1956. Álvaro Cunhal chega ao Forte de Peniche e é colocado na mais moderna e segura ala penitenciária, considerada à prova de fuga. Apesar do apertado controlo exercido sobre os presos, Álvaro e os camaradas conseguem organizar uma pequena comuna e dar apoio aos detidos mais vulneráreis, enquanto procuram uma forma de escapar. A segurança da prisão foi reforçada após a espetacular fuga de Dias Lourenço, dois anos antes, quando o dirigente comunista saltou do Segredo para o mar, em pleno Inverno, nadando para a liberdade. Álvaro tem consigo seis cadernos, onde regista alguns mais duros episódios da sua vida, como o violento interrogatório ao qual foi sujeito na sua primeira detenção, os dias insanos na solitária ou a morte do irmão mais velho. A rotina na prisão é difícil e repetitiva. Um dia, um dos seus companheiros percebe que há uma vulnerabilidade na segurança do forte, que podem usar para escapar. Dentro e fora da prisão, é posto em marcha um plano de fuga…

Categoria

🎥
Curta
Transcrição
00:00A CIDADE NO BRASIL
00:29Quando desembarcas em Lisboa, céu celeste e rosa, rosa, estuque branco e ouro, pétalas de ladrilho, as casas, as portas, os tetos, as janelas salpicadas do ouro verde dos limões, do azul ultramarino dos navios.
00:51Boa tarde.
00:52Quando desembarcas, não conheces.
00:56Não sabes que por detrás das janelas, escura, ronda a polícia negra, os carcereiros de luto de Salazar,
01:05perfeitos filhos de sacristia a calabouço, despachando presos para as ilhas, condenando ao silêncio, polulando com os quadrões de sombra sobre janelas verdes,
01:17entre montes azuis, a polícia, sob autonais pornocópias, a polícia, procurando portugueses, escarvando o sol, destinando os homens à sombra.
01:29É que eu conheço?
01:31Sim, esqueçam.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado

Filmow
há 6 anos