CPMI do 8/1: relatório final pede indiciamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

  • há 2 meses
O relatório final da CPMI do 8 de Janeiro, apresentado nesta terça-feira, 17, pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, bem como de membros do seu governo e militares. No caso específico de Jair Bolsonaro, a relatora pede indiciamento por 4 crimes: Associação criminosa; Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Tentativa de depor governo legitimamente constituído; Emprego de medidas para impedir o livre exercício de direitos políticos.

Além do ex-presidente, a lista também menciona Mauro Cid, ex-auxiliar de ordens de Bolsonaro, Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Federal Rodoviária (PRF), e ex-ministros do governo Bolsonaro, como Anderson Torres (Justiça), Walter Braga Netto (Defesa e Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luis Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), além da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

O relatório também propõe o indiciamento do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, e de Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército.

Os pedidos feitos por Eliziane no seu parecer não implicam automaticamente em indiciamentos. A lista é uma recomendação e a decisão de apresentar denúncias cabe às autoridades responsáveis, como o Ministério Público.

O parecer final foi apresentado nesta manhã ao colegiado no Congresso. A votação, no entanto, está programada para acontecer na quarta-feira, 18. #terranoticias

Acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo no Terra ▸ https://www.terra.com.br
-------------
Siga o Terra nas redes sociais
Facebook▸ https://www.facebook.com/terrabrasil
Instagram ▸ http://instagram.com/terrabrasil
Twitter ▸ https://twitter.com/terra
TikTok ▸ https://www.tiktok.com/@terrabrasil
Pinterest ▸ https://br.pinterest.com/terrabrasil

Recomendado