Operação Querimônia: Polícia Civil de Cascavel cumpre mandados contra o crime organizado

  • há 5 meses
O Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Polícia Civil de Cascavel desencadeou nesta sexta-feira (15/12/2023) a Operação Querimônia. A ação policial tem como objetivo o cumprimento de 30 mandados judiciais, sendo 25 de busca e apreensão e 5 de prisões preventiva e temporária. Mais de 100 policiais civis participam da operação, que ocorre simultaneamente em vários bairros de Cascavel, contando com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Paraná.

A operação surge após uma investigação realizada pelos agentes de polícia judiciária, resultando em representação pela Autoridade Policial e na expedição dos mandados pelos juízes da 2ª e 4ª Varas Criminais. Os objetivos da operação abrangem combater diversas modalidades de crimes, incluindo tráfico de drogas, furtos e roubos.

O nome "Querimônia" tem origem no latim e significa "Queixa/Reclamação", fazendo referência às milhares de informações recebidas por meio do "Disque-Denúncia 181". Durante o primeiro semestre de 2023, o Centro Integrado de Denúncias 181 Paraná recebeu 24 mil informações sobre diferentes crimes em todo o Estado, resultando na apreensão de 3,2 toneladas de drogas, 534 prisões e a apreensão de 58 armas de fogo, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná.

O delegado do GDE de Cascavel, Diego Ribeiro Martins dos Santos, destaca a importância da população no repasse de informações para as forças de segurança por meio do 181, lembrando que a pessoa que faz a denúncia não precisa se identificar, garantindo-se o sigilo.

Recomendado