O dia-a-dia, a cultura, os costumes e as situações vividas pelas tribos que habitam a região do Parque Nacional do Xingú, no Estado do Mato Grosso, assuntos tratados através da figura de Raoni, um cacique que acaba se tornando o personagem principal do filme ao buscar ajuda do governo e de autoridades locais para frear o expancionismo branco em suas terras.
Raoni é um documentário belgo-franco-brasileiro de 1978 escrito e dirigido por Jean-Pierre Dutilleux e Luiz Carlos Saldanha sobre o cacique Raoni. Foi produzido por Barry Williams que também atuou como técnico de som.
Direção: Jean-Pierre Dutilleux e Luiz Carlos Saldanha Produção: Jean-Pierre Dutilleux e Luiz Carlos Saldanha Roteiro: Jean-Pierre Dutilleux, Luiz Carlos Saldanha e Barry Hugh Williams Narração: Marlon Brando (versão inglesa), Paulo César Pereio (versão portuguesa) e Jacques Perrin (versão francesa) Elenco: Raoni, Cláudio Vilas-Boas, Clive Kelly Gênero: documentário Cinematografia: Luiz Carlos Saldanha Edição: Vera Freire Idioma: inglês, português e francês Ano: 1978