DOMINGUINHOS E O FORRÓ PÉ DE SERRA
  • há 5 anos
Biografia de Dominguinhos
Dominguinhos (1941-2013) foi um músico brasileiro. Cantor, sanfoneiro e compositor, fez parceria musical com Gilberto Gil, Nando Cordel e Chico Buarque, Anastácia, entre outros.

Dominguinhos, nome artístico de José Domingos de Morais, nasceu em Garanhuns, Pernambuco, no dia 12 de fevereiro de 1941. Filho de mestre Chicão, tocador e afinador de acordeons de oito baixos, e de Dona Mariinha.

Infância e juventude
Dominguinhos cresceu em uma família com muitos irmãos, que viviam com grandes dificuldades. Começou a tocar ainda na infância quando formou um trio “Os Três Pinguins” com dois de seus irmãos.

No início, Dominguinhos tocava pandeiro e triângulo, mas ganhou do pai uma sanfona de oito baixos e o trio se apresentava nas feiras livres, em botequins e porta de hotéis de Garanhuns.

Dominguinhos queria ser um exímio tocador de acordeom e tocava exaustivamente. Àquela altura, passou a ser conhecido como Neném do Acordeom.

Em 1950, Dominguinhos tinha nove anos quando teve um encontro com Luiz Gonzaga que estava hospedado no hotel Tavares Correia em Garanhuns, onde o trio estava sempre tocando na porta de entrada.

Luiz Gonzaga ficou tão impressionado com a desenvoltura do menino que o convidou para ir ao Rio de Janeiro e passou seu endereço pedindo que fossem procura-lo.

A viagem só se realizou em 1954, quando Dominguinhos e seu pai foram procurar Luiz Gonzaga. Passam 11 dias viajando em um caminhão “pau-de-arara”.

Ao chegar ao Rio de Janeiro, foram para Nilópolis, onde morava um dos irmãos de Dominguinhos. No primeiro encontro com Gonzaga, o menino foi presenteado com uma sanfona de oitenta baixos.

Carreira artística
Ao procurar Luiz Gonzaga e receber de presente uma sanfona, Dominguinhos foi convidado para frequentar a casa do Rei do Baião e acompanhá-lo em seus ensaios, shows e gravações.

Nos anos seguintes, Dominguinhos, que era conhecido como “Neném do Acordeão”, começou também a tocar nos bares, churrascarias e boates.

Em 1957, Neném do Acordeom foi rebatizado pelo próprio Luiz Gonzaga com o nome artístico de Dominguinhos. Nesse mesmo ano, fez sua primeira apresentação profissional, tocando sanfona na música “Moça de Feira”, acompanhando seu padrinho artístico.

Entre 1957 e 1958, Dominguinhos integrou o grupo de forró, “Trio Nordestino”, junto com Miudinho e Zito Borborema.

Em 1958, ao deixar o trio, voltou a se apresentar, sozinho, em casas noturnas, bares e também em emissoras de rádios, divulgando suas músicas.
Estilo musical
Embora o forró e o Baião predominassem em seu trabalho, Dominguinhos também fez parcerias com diversos cantores, como no show Índia de Gal Costa, em 1972.

A década de 80 lhe proporcionou sucessos como De Volta Para o Aconchego, em parceria com Nando Cordel, interpretada por Elba Ramalho, e Isso Aqui Tá Bom Demais, que cantou em dueto com Chico Buarque.

Ainda com Chico, fez parceria na música Tantas Palavras, lançada em 1984 e cantada pelo próprio Chico Buarque.

Teve como parceir