A nossa canção de protesto

  • há 5 anos
Pontos nos Is - programa de Mário Figueiredo

A Nossa Canção de Protesto

Raul Solnado apresentou no "Zip-Zip", uma caricatura dos cantores da "música de intervenção", vários dos quais foram revelados pelo mesmo programa. O "sketch" foi também uma homenagem a Zeca Afonso, então proibido de aparecer na RTP.
Imagens do movimento académico na década de 60-70 do Século XX, seguidas de vistas a preto e branco de Coimbra com movimento de rua e da actuação de José Afonso (Zeca Afonso) a interpretar uma canção de protesto contra o regime político de então; clip com imagens a preto e branco e a cores, com a actuação de Adriano Correia de Oliveira, que interpreta "Trova do vento que passa" antes e depois, do Grupo Coral com Fernando Lopes Graça.
Manuel Freire, a interpretar "Pedra filosofal"; actuação de Rui Mingas; de Carlos Paredes; de Luis Gois a interpretar a "Canção do regresso"; de Rui Silva; do grupo Intróito; de Hugo Maia Loureiro e de José Barata Moura. Excertos de imagens com música de intervenção de Sérgio Godinho, Luís Cilia, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Mário Branco, José Jorge Letria e Fausto. Imagens de arquivo do concerto com José Afonso em 1983 no Coliseu dos Recreios, a interpretar "Balada do outono" e "Grândola vila morena", acompanhado do público.

Recomendado