OUTRA MORTE NO SUPERBIKE - DANILO BERTO - ATÉ QUANDO??

  • há 5 anos
A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) classifica os circuitos quanto à segurança em uma escala decrescente de A a E. No caso de Interlagos, o local onde Paludete bateu tinha uma proteção de pneus coberta, o que o classifica como "grau D", segundo o Artigo 4.10.1.

- Barreira de pneu de carro coberta com correia transportadora (em amarelo abaixo).

Regulamento - Federação Internacional de Motociclismo — Foto: Reprodução Regulamento - Federação Internacional de Motociclismo — Foto: Reprodução
Regulamento - Federação Internacional de Motociclismo — Foto: Reprodução

De acordo com o Artigo 3.1 das regras de homologação, pistas de grau D só podem receber corridas de eBikes (motos elétricas), e não corridas de Superbikes.

Regulamento FIM - Tabela — Foto: Reprodução Regulamento FIM - Tabela — Foto: Reprodução
Regulamento FIM - Tabela — Foto: Reprodução

Outro ponto crítico que envolve competição de motos no Autódromo de Interlagos é a "Curva do Café". A pista paulistana recebeu o Mundial de Motovelocidade apenas em uma ocasião, no ano de 1992, quando a organização decidiu por criar uma chicane no Café. A intenção era de que os pilotos fossem obrigados a diminuir a velocidade, para que entrassem na reta e posteriormente no S do Senna carregando menos velocidade. A Stock Car, inclusive, adotou a mesma chicane entre os anos de 2011 e 2017.