PF: Aécio Neves ligou para Gilmar Mendes no dia em que o ministro tomou decisão favorável ao tucano

  • há 7 anos
PF: Aécio ligou para Gilmar no dia em que o ministro tomou decisão favorável ao tucano
Relatório da Polícia Federal diz que senador ligou 46 vezes por WhatsApp em dois meses

POR MARLEN COUTO E RAYANDERSON GUERRA 19/10/2017 17:49 / atualizado 19/10/2017 18:55

O senador Aécio Neves recebeu a notícia por celular, no plenário do SenadoRIO — Relatório da Polícia Federal apontou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ligou para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes 46 vezes por meio de aplicativo WhatsApp entre o dia 16 de março e 13 de maio deste ano. Desse total, 22 chamadas foram completadas. Gilmar é o relator de quatro inquéritos que investigam Aécio Neves e que tramitam no Supremo. No período em que foram feitas as ligações, as investigações já estavam sob a responsabilidade do ministro. Duas delas foram abertas em maio do ano passado. As outras duas foram autorizadas em março deste ano. (SAIBA MAIS: Tudo o que pesa contra Aécio)

Veja também

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) conversa com o presidente do partido Tasso Jereissati (CE)Tucanos tentam convencer Aécio a se licenciar para ‘sair da linha de tiro’

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Tasso se reúne com Alckmin e FH para discutir crise do PSDB
O ex-ministro Ciro Gomes é pré-candidato do PDT à Presidência em 2018'PSDB e Bolsonaro vão se canibalizar, e eu vou passando', diz Ciro Gomes
O senador Aécio NevesDúvida jurídica trava pedido de cassação de Aécio no Conselho de Ética, diz advogado do Senado
O GLOBO procurou a defesa do senador e o ministro, mas ainda não teve resposta. Em nota enviada ao "Buzzfeed", que revelou o conteúdo do relatório nesta quinta-feira, o advogado de Aécio, Alberto Zacharias Toron, declarou que o senador mantém relações formais e que as conversas foram sobre a reforma política.

As ligações não foram interceptadas pela PF, mas identificadas a partir da análise de celulares apreendidos com Aécio Neves na operação Patmos, fase da Lava-Jato realizada no dia 18 de maio e que teve o senador mineiro como alvo.


Relatório aponta ligações de Aécio para Gilmar - Reprodução
Não é possível saber o conteúdo das conversas. De acordo com o relatório, o tucano realizou as ligações por meio de dois celulares. O relatório foi anexado a um processo respondido pelo tucano, que tramita no STF sem sigilo, sob a relatoria do ministro Edson Fachin.

No dia em que Gilmar acatou o pedido da defesa de Aécio, o senador tentou ligar três vezes para o ministro e somente na quarta tentativa conseguiu contato. Os registros indicam que conversa teve duração de 24 segundos e foi realizada às 13h01. No mesmo dia, o tucano voltou ligar para Gilmar Mendes, às 20h59, mas não conseguiu contato.


Registros indicam ligação no dia em que Gilmar acatou pedido da defesa de Aécio - Reprodução
No dia seguinte, 26 de abril, quando a decisão do ministro do Supremo foi tornada pública, Aécio voltou a ligar para Gilmar. Ao todo, foram cinco ligações pelo WhatsApp, em quatro delas o

Recomendado