Reino Unido em nível de alerta terrorista grave

  • há 7 anos
Dois homens detidos, um de 18 anos e outro de 21, depois do ataque terrorista reivindicado pelo Estado Islâmico, na sexta feira passada, na estação londrina de metro de Parsons Green.

Sem vítimas mortais e com 30 pessoas feridas após a deflagração parcial de um engenho explosivo caseiro, a investigação policial ao ataque levou a buscas no porto de Dover e a uma primeira detenção, seguida de buscas a uma propriedade em Sunbury-on-Thames e à detenção do indivíduo que terá colocado a carga explosiva numa carruagem em Parsons Green, ao início da manhã de sexta.

O nível de alerta terrorista baixou de “crítico” para “grave”, o segundo mais alto, com a ministra do Interior, Amber Rudd, a declarar que a segunda detenção mostra não se tratar de um ataque de lobo solitário, mas a não implicar necessariamente o envolvimento do Estado Islâmico, estando a radicalização dos detidos por apurar.

O Reino Unido propõe esta segunda-feira, poucos dias após o quinto maior ataque sofrido este ano, a assinatura de um novo tratado de segurança com a União Europeia, pós-Brexit, a fim de manter e intensificar a cooperação para prevenir “ameaças cada vez maiores e cada vez mais transfronteiriças”.

Amber Rudd relembrou que o Reino Unido é um dos maiores contribuidores da União Europeia em procedimentos como recolha de dados e indícios, medidas extraditórias e para a agência Europol.

Recomendado