Tensão no Quénia até à contagem final dos votos

  • há 7 anos
Os partidários de Odinga celebram nas ruas dizendo que Odinga está na frente do rival Uhuru Kenyatta. O líder da oposição disse que houve fraude e manipulação eleitoral.

A oposição do Quénia diz que o candidato presidencial Raila Odinga lidera a contagem dos votos das últimas eleições gerais contra o presidente Uhuru Kenyatta. Os altos funcionários da comissão eleitoral dizem que esta informação não é fiável. O clima de tensão continua no país até se ficarem a saber os resultados oficiais.

John Kerry apela para que a discórdia seja resolvida de forma pacífica: “Pedimos a todos os candidatos sejam eles vencedores ou vencidos desta corrida, para trabalharem dentro dos limites da lei, para que possam desafiar qualquer aspeto destas eleições para o qual tenham provas”.

Com as denúncias de fraude e o compasso de espera para a contagem dos votos final a violência regressou às ruas da capital, Nairobi.
Com, aproximadamente, 94% dos resultados já apurados, Odinga surge derrotado, com 44,8% dos votos contra os 54,4% do presidente Uhuru Kenyatta.

Recomendado